Gyedu-Blay Ambolley actua no B.Leza em Abril

[TEXTO] Pedro João Santos [FOTO] Direitos Reservados

Um pioneiro do highlife, estilo musical oriundo do Gana, regressa a Lisboa. O cantor e multi-instrumentista Gyedu-Blay Ambolley actua no B.Leza a 9 de Abril, com o septeto Sekondi Band, após ter editado o seu 31º álbum em Novembro. Haverá ainda DJ set dos Irmãos Makossa. Os bilhetes estão à venda por 15 euros.

Trata-se do segundo concerto de Ambolley em solo português, depois da sua estreia no B.Leza em Fevereiro de 2019. A rua onde nasceu, na capital do Gana, dá título ao seu mais recente disco: 11th Street, Sekondi saiu em Novembro de 2019 com chancela da alemã Agogo Records. Dois anos antes, lançou o álbum Ketan, sucedido pelo curta-duração The Message, uma compilação da Analog Africa com quatro clássicos seus.

O músico singrou como expoente do highlife e a sua fusão com o hip hop, denominada hiplife. O highlife, disse em entrevista ao The African Dream, é a “raiz de [todas as outras formas de música] em África”, sentimento que desenvolveu aprofundadamente numa palestra da Red Bull Music Academy. Ambolley alega frequentemente que foi o fundador da música rap, com o seu álbum de estreia Simigwa, lançado em 1973.

O título é também o nome do género musical e estilo de dança que Ambolley cunhou. “Uma dança que veio para ficar, e a febre prolonga-se enquanto [o artista] mantiver aquela voz exclusiva e dinâmica”, lia-se nas notas de capa do disco, reeditado em 2018 pela Mr Bongo.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team