pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/03/2022

Uma corredora de fundo.

Gudrun Gut volta a Portugal para duas apresentações em Lisboa e no Porto

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/03/2022

Pela mão dos Maus Hábitos, e depois de ter passado pelo Lux Frágil em 2015, Gudrun Gut vai estar no segmento Electrónica à Mesa do Vícios à Mesa — novo espaço gastrocultural explorado pela associação, agora inserido no Selina Secret Garden, em Lisboa — já amanhã, 23 de Março, e quinta-feira (24) sobe à sala da Rua Passos Manuel, no Porto. A entrada na capital é gratuita mediante consumo, enquanto na Invicta os bilhetes podem ser comprados aqui.

A artista alemã é uma das figuras basilares na electrónica pós-krautrock. Conforme se observa no certeiro documentário B-Movie: Lust & Sound in West-Berlin 1979-1989, a compositora foi a força motriz de projectos como as efémeras Mania D ou as influentes Malaria!, cujos ecos podemos ouvir tanto nas londrinas Savages como em muito do bom pós-punk revivalista da actualidade.



Gudrun também integrou os primeiros passos dos Einstürzende Neubauten — nome maior do movimento industrial — e é a mentora de editoras como Monika Enterprise ou Moabit Musik.

O seu trilho não fica no entanto preso ao século passado: mesmo depois de ter abraçado o techno em colectivos e venues independentes berlinenses, colaborou com nomes como Hans-Joachim Irmler (Faust) em Gut Und Irmler pelo selo Bureau B, e até hoje compõe para teatro, cinema (incluindo o último Matrix) e novos media, actuando por todo o globo. 

Como se não bastasse, desenvolve também uma especial dedicação à formação e apoio a novas compositoras por toda a Alemanha.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos