pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/02/2023

O peso das grafonolas.

GRAMMY Awards 2023: Kendrick Lamar volta a brilhar em noite de consagração para Beyoncé

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/02/2023

Já são conhecidos os grandes vencedores dos prémios GRAMMY de 2023. A 65.ª edição da cerimónia decorreu na madrugada de 6 de Fevereiro, com Beyoncé e Kendrick Lamar entre os mais laureados.

Noite de recordes e reconquistas. Para K-Dot, entre os três prémios que arrecadou, foi a terceira vez que viu um trabalho seu ser distinguido como Melhor Álbum Rap: primeiro, To Pimp a Butterfly, em 2016; depois, DAMN., em 2018; e agora Mr. Morale & The Big Steppers. Ao todo são já 17 distinções entre 47 nomeações para o rapper de Compton, que nesta última edição venceu, também, nas categorias de Melhor Canção Rap e Melhor Performance Rap com “The Heart Part 5”.

Ainda assim, foi Beyoncé quem teve maior destaque na lista de vencedores dos mais considerados prémios da música. Das nove nomeações em que o seu nome figurou, quatro acabaram por se concretizar — Melhor Álbum de Dança/Electrónica com RENAISSANCE, Melhor Gravação de Dança/Electrónica com “BREAK MY SOUL”, Melhor Performance de R&B Tradicional por “PLASTIC OFF THE SOFA” e Melhor Canção R&B com “CUFF IT” —, tornando-se assim a artista mais premiada de sempre, com 32 grafonolas douradas guardadas na prateleira.

Nas restantes categorias destacaram-se ainda o cantor britânico Harry Styles, cujo Harry’s House foi eleito Melhor Álbum do Ano; a rapper norte-americana Lizzo, que surpreendeu pela conquista da Melhor Gravação do Ano com “About Damn Time”; ou a veterana Bonnie Raitt, que com o blues de “Just Like That” garantiu a Melhor Canção do Ano.

Destaque ainda para os triunfos latinos de Rosalía, para Melhor Álbum de Rock/Música Alternativa Latina com MOTOMAMI, e Bad Bunny, para Melhor Álbum de Música Urbana com Un Verano Sin Ti; do virtuoso músico e produtor Robert Glasper, vencedor do Melhor Álbum R&B com Black Radio III (que motivou uma reacção inusitada de Chris Brown — nomeado para a mesma categoria — no Instagram: “Who the fuck is Robert Glasper?”); do multi-instrumentista Steve Lacy e o seu Gemini Rights, considerado Melhor Álbum R&B Progressivo; ou a tríade formada entre Future, Drake e Tems  em “WAIT FOR U”, que lhes valeu a Melhor Performance de Rap Melódico.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos