pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 11/02/2022

O rapper brasileiro a viver actualmente em Portugal vai apresentar o seu mais recente projecto em Lisboa.

Fleezus: “A inspiração para Victorium veio das minhas próprias vivências pela minha quebrada e da observação do novo”

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 11/02/2022

Depois de um tempo de espera, a XARPI está, finalmente, de volta a Lisboa! Esta sexta-feira (11 de Fevereiro), o Arroz Estúdios acolhe a festa brasileira que começou como um encontro dedicado a artistas urbanos em 2010 no Rio de Janeiro.

Esta edição tem uma ligação das cenas Brasil-Portugal e a grande atração é Fleezus, que acaba de lançar o seu novo EP Victorium com CESRV. O rapper é um dos principais precursores do grime no Brasil e lá o ritmo ganhou a sua própria identidade (“brime”) incorporando elementos de funk, garage, bassline, drill e trap. O som é tão poderoso que até cantado em português tem tudo o que é preciso para dominar o mundo.

Em conversa com o Rimas e Batidas, o rapper conta que o processo criativo de Victorium foi totalmente orgânico, como na maioria de seus projetos. “Reuni vivências e ideias de futuro, expectativas de um futuro melhor. Minha inspiração veio das minhas próprias vivências pela minha quebrada e da observação do novo, trazendo uma projeção através da minha música do que quero pro futuro”, explica.



Questionado sobre como a arte tem impactado sua vida neste momento, o MC conta que sempre foi assim, diariamente. “A arte sempre esteve comigo desde criança. Fazer parte dela e conseguir mudar alguma coisa através da arte é o que tem feito valer a pena viver por ela a cada segundo. Pela arte cheguei até aqui, o poder que ela tem de transformação diz muito sobre mim e impacta não só eu mas todos que consomem dela”, afirma.

Fleezus também conta com entusiasmo sobre sua experiência em Lisboa, onde já está há quatro meses. “Tem sido uma experiência incrível. Acho uma doideira eu estar em um país onde tem turista todos os dias, principalmente falando de Lisboa. Eu ainda travo às vezes ao pensar que estou na Europa e o país que estou fala a mesma língua que eu, até mesmo pela distância”, conta. 

Para a apresentação na XARPI, as expectativas são as melhores, afinal, marca o retorno aos palcos depois de um longo período em pausa devido à pandemia. “Espero subir bastante aos palcos esse ano, que é o que mais amo, estar mais perto dos meus fãs, pois já são aí dois anos longe dele, e trabalhar bastante em novos projetos. Estou muito empolgado para cantar na XARPI aqui, tem uma história muito bonita no Rio, já levou grandes artistas da cena aos palcos no Brasil e tenho certeza que vai ser uma festa linda e histórica!”, conclui.

A festa XARPI acontece hoje, a partir das 19 horas, no Arroz Estúdios, e reúne todos os elementos da cultura hip hop, com apresentação de Fleezus, Muleca XIII, O Brabo da Terra do Sol, DJessy, Schmith, Gavi e Núria. O evento ainda conta com live grafitti, batalha de MCs, Break Dance e Flash Tattoo. 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos