pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

Fusão indo-jazz com selo Night Dreamer.

“Elephant Hangover” antecipa novo disco de Sarathy Korwar

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

Sarathy Korwar e os UPAJ Collective gravaram um álbum para a série Night Dreamer Direct-To-Disc Sessions, que sairá a 27 de Novembro. O primeiro avanço, “Elephant Hangover”, já está disponível no Bandcamp.

Uma nova investida na renovação do som do jazz criado a partir do Reino Unido, que na linguagem musical de Sarathy Korwar — compositor e instrumentista fluente na bateria e na tabla — se funde com a herança da música clássica da India. Nesta contribuição para as Night Dreamer Direct-To-Disc Sessions, o artista surge acompanhado pelos seus UPAJ Collective, grupo composto por Tamar Osborn (saxofone), Achuthan Sripathamanathan (violino), Giuliano Modarelli (guitarra) e Alistair MacSween (teclas) que em 2018 o ajudou na interpretação ao vivo de My East is Your West. Day To Day (2016) e More Arriving (2019) foram os outros dois discos assinados pelo músico para a Ninja Tune e The Leaf Label, respectivamente.



O termo “upaj”, em hindi, traduz o acto de improvisar, o que torna a prestação de Sarathy Korwar e o seu colectivo neste Night Dreamer Direct-To-Disc Sessions ainda mais especial, já que a série serve para editar material gravado apenas num take. No caso do quinteto, uma nota enviada à imprensa refere que os músicos foram para o estúdio seguindo o mínimo de instruções possíveis, algo que atribui um carácter único às quatro composições que, no final de Novembro, serão impressas num duplo vinil, juntamente com mais uma remistura de Yoruba Soul.

Criada no final do ano passado, a Night Dreamer é uma editora que faz a ponte entre as cenas jazz de Londres e Haarlem e que tem estado especialmente focada neste conceito de gravações num só take, sem recurso a pós-produção ou a overdubs. Sean Kuti, o filho mais novo do mítico Fela Kuti, e Egypt 80 formaram a dupla que inaugurou a rubrica Direct-To-Disc Sessions, que entretanto já contou também com as presenças de Gary Bartz & Maisha e Seu Jorge & Rogê.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos