Dealema: o concerto no Hard Club, a reedição do primeiro álbum e o sucessor de Alvorada da Alma

[FOTO] André Costa

Não há duas sem três. No caso das notícias no campo dos Dealema, esta expressão não podia ser mais adequada: a 5 de Outubro, DJ Guze, Expeão, Fuse, Maze e Mundo Segundo vão regressar ao Hard Club, no Porto, para uma actuação com a Pérola Negra Band (e primeira parte de Rato54 e DJ Score); a reedição do álbum homónimo estará disponível nesse concerto (se sobrarem cópias, poderão encontrá-las no site oficial da banda); o Instagram é, desde 14 de Agosto, um dos “sítios” onde podem encontrar novo conteúdo sobre um dos grupos lendários do hip hop português.

O Rimas e Batidas aproveitou para questionar o quinteto, que nos falou das novidades e ainda do sucessor de Alvorada da Alma.



[Levar a Pérola Negra Band para o “mítico” Hard Club]

“Os concertos com a Pérola Negra Band foram todos momentos muito especiais para nós, para os músicos que nos acompanharam em palco e para o público em todas as cidades onde nos apresentámos com este formato. Como o espectáculo que originou esta sequência de datas foi no Club Pérola Negra, no Porto, para uma audiência limitada e muita gente que nos segue desde sempre não conseguiu estar presente, achámos que seria obrigatório dar uma oportunidade a essa família dealmática de presenciar um momento mágico numa sala mítica como o Hard Club, que provavelmente é o cenário para algumas das melhores memórias que fomos coleccionando ao longo da nossa carreira. Tocar em casa, na nossa cidade e para o nosso público será sempre o nosso sítio favorito.”

[Rato54 e DJ Score na primeira parte do concerto]

“São ambos nossos amigos de longa data, mas principalmente dois artistas que apreciamos bastante desde sempre. O Rato54 lançou o álbum À Solta este ano e nesse dia será uma excelente oportunidade para quem ainda não o ouviu perceber que tem que o fazer obrigatoriamente e terá a possibilidade de sentir o poder que o Rato54 tem quando se apresenta ao vivo. O Score é um exímio DJ, com uma sensibilidade e técnica extraordinárias, conhecedor do rap mais clássico de outras décadas mas também alguém que acompanhou as tendências actuais e que vai ajudar a criar o ambiente festivo nessa noite que promete ser memorável.”

[A reedição de Dealema]

“O nosso primeiro álbum é tido como um clássico do rap nacional. Muitos coleccionadores ainda o procuram em mercados de segunda mão onde aparece esporadicamente a preços inflacionados. É um disco que sabemos que reeditado fará muitos seguidores do nosso trabalho felizes pois é a peça em falta nas suas colecções da discografia do colectivo. O disco já se encontra disponível nas plataformas digitais e a edição será de tiragem reduzida e apenas em formato CD que estará à venda a 5 de Outubro no Hard Club e, caso não esgote nesse dia, estará disponível também na loja no nosso site. O som não foi mexido, esse disco tem uma estética muito específica de uma equipa que não voltámos a reunir em mais nenhum trabalho, portanto não faz sentido alterar. Relembramos que a gravação ficou a cargo do Zé Nando Pimenta, a mistura do Serial e a masterização do João Maia. Em relação a material extra, não existe, o disco será exactamente igual à primeira edição, mas salientamos que este disco tem uma faixa-bónus quando se faz rewind logo na primeira, e isso muito pouca gente sabe, existem pessoas com o álbum que certamente nunca a ouviram!”

[O sucessor de Alvorada da Alma]

“Já estamos a pensar nesse novo trabalho e com alguns esboços já gravados, nunca seguimos timings ou pressões da indústria nos nossos lançamentos, e continuará a ser como sempre foi, vamos fazer músicas e, quando acharmos que temos um disco sólido e que representa a nossa essência, aí chegará o momento de o partilharmos com o público. Por agora desfrutamos das sessões de estúdio e informamos que podem acompanhar as nossas novidades na recém-criada página de Instagram.”


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team