Este domingo, dia 25 de Maio entre as 16h e as 20h, o Duro de Matar, em Lisboa, recebe DarkSunn e Maria no arranque de uma nova residência focada na estética beat em todo o seu esplendor.
É num set de quatro horas que o par vai estar a disparar batidas através de duas turntables, usando vinil como “combustível”, e de duas Roland SP-404, que permitirão dar uma dose extra de originalidade a esta sessão. Juntos, DarkSunn e Maria respondem por Crooked n’ Grinded, o mesmo nome que atribuíram a um álbum colaborativo selado pela Monster Jinx em 2020. Após a estreia da residência, a segunda data está marcada para o dia 20 de Julho.
Nesta nova aventura dos dois DJs e produtores, o beat é quem mais ordena. Desde as produções mais raw dos primórdios do hip hop até movimentos mais recentes que borbulharam a partir das cenas underground de Los Angeles ou Londres, as batidas tornaram-se um espaço fértil de experimentação, resistência e identidade cultural. Esta evolução não se explica apenas pelas transformações tecnológicas, mas também pelas narrativas alternativas que emergem fora dos centros dominantes da indústria musical, muito graças ao poder da Internet em permitir que os artistas dialoguem com diferentes coordenadas musicais de forma quase instantânea.