pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Fernando Nuwanda
Publicado a: 15/04/2024

“Tell the Story” é o primeiro single de Old Man Dark.

DarkSunn antecipa novo álbum: “É sobre envelhecer na cultura hip hop”

Texto: ReB Team
Fotografia: Fernando Nuwanda
Publicado a: 15/04/2024

Foi há exactamente 10 dias que DarkSunn lançou um single do seu próximo álbum. “Tell the Story” é o primeiro avanço de Old Man Dark, um disco que chegará no Verão através, claro, da sua Monster Jinx

Em declarações ao Rimas e Batidas, o produtor natural de Almada explica o conceito por trás do seu novo projecto e levanta o véu sobre o que podemos esperar em termos sónicos.



Como foi o processo criativo para o single “Tell the Story”?

Bem, comecei a trabalhar neste álbum já há uns bons meses, e à medida que fui fazendo nova música, chega a uma altura que certas faixas começam a “colar” mais, e esta foi uma delas. O meu processo roda sempre à volta do sampling, de encontrar parcelas que eventualmente se tornam em músicas. Neste caso específico, o que apareceu primeiro foi mesmo o piano, que estava numa time signature diferente da faixa original e acabou por ser tocada de outra maneira através dos meus chops. O baixo rítmico fechou o embrulho! O título, vindo da sample vocal, acaba por ser um bom exemplo da ideia do álbum, o tal contar a estória que, segundo me dizem, parece ser algo que faço com demasiado frequência [risos].

É um bom cartão de visita para o álbum que aí vem, Old Man Dark? Ou seja, o disco vai manter esta linha sonora?

Sim, sem dúvida nenhuma. Sons cheios de poeira, drums “na cara”, é directamente o tipo de som que vão encontrar neste meu álbum. Vai ser maioritariamente instrumental, mas vai ter mais vozes do que o costume, bem como outros convidados em instrumentos.

Porquê o título Old Man Dark? Queres levantar um pouco o véu em relação ao conceito?

Este título é um nod a uma série de comics chamada Old Man Logan, mas essencialmente fala do que é envelhecer numa cultura como a nossa, sobretudo juvenil, apesar já dos seus 50 anos. Fala do desfasamento que vamos o pessoal da minha idade sentindo à medida que vamos “crescendo” e maturando não só os gostos, mas também a visão sobre a vida e sobre o que é o hip hop para nós. Até a pergunta do “vais fazer isto durante quantos mais anos” é válida e, em certos momentos em que te sentes mais distanciado, é uma pergunta que acredito que é recorrente a quem está cá, activo, há muito tempo. Não que seja um álbum saudosista porque me sinto zero saudosista mas é um álbum de reflexão de alguém que caminha para os 43 anos, num estilo musical onde a idade média é bem mais baixa. Posto isto, sendo um álbum maioritariamente instrumental, será um retrato mais impressionista do que realista, mas vou tentar mostrar as minhas ideias da forma mais coerente e passível de entendimento que conseguir com as minhas ferramentas.

Existe alguma data ou altura prevista para o lançamento?

Não temos datas concretas ainda, mas vamos apontar para os meses do Verão, salvo algum imprevisto a nível logístico. Contem com vinil, directamente da Monster Jinx como de costume e mais uns truques até lá!


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos