pub

Fotografia: Direitos Reservados

Temptations, Donna Summer ou Herbie Hancock revistos pelo visionário produtor disco no início da sua frutuosa carreira.

Dark Entries revela versões criadas por Patrick Cowley

Fotografia: Direitos Reservados

No próximo dia 19 de Outubro, a editora norte-americana Dark Entries volta a acercar-se da obra do grande produtor de disco Patrick Cowley dando à estampa Some Funkettes, colecção de versões inéditas que o pioneiro HI-NRG criou no início da sua carreira. 

Os temas, gravados entre 1975 e 1977, antes de Cowley iniciar a sua carreira profissional — o seu primeiro álbum em nome próprio data de 1981, Megatron Man, ao passo que a sua frutífera colaboração com Sylvester começou por volta de 1978, com a sua participação em Step II –, denotam já muitas das marcas que lhe haveriam de garantir significativo sucesso.



Este trabalho contém versões de “Do It Anyway You Wanna” dos People’s Choice, do mega-clássico “Papa Was a Rolling Stone” dos Temptations, aqui rebaptizado com o título “Papa Wuzza Rollinston”, uma citação clara a “Chameleon” de Herbie Hancock serve de base para “Spiked Punch” (certamente uma referência à bebida “aditivada” nas festas do Paradise Garage, clube de Larry Levan que também abriu portas em 1977) e há ainda uma versão muito crua de “I Feel Love” de Donna Summer, tema que famosamente mereceria uma remistura da sua autoria lançada em 1982, ano que faleceu, vítima de Sida.

Esta compilação de versões inéditas é o mais recente título resultante do trabalho continuado que a Dark Entries tem feito sobre os arquivos de Patrick Cowley com a estreita colaboração de familiares e amigos e sucede a trabalhos lançados anteriormente como Catholic (com Jorge Socarras), School DazeMuscle UpAfternooners e o recente Mechanical Fantasy Box.

O álbum tem por capa uma colagem de Francesa Rosa, com quem Cowley dividiu casa, que, de acordo com a editora, foi encontrada a adornar uma caixa de bobines. Rosa assina igualmente um ensaio incluído nesta edição que será disponibilizada em formatos digitais, em vinil e em CD. Este lançamento, relembra a Dark Entries, ajuda a assinalar o 70º aniversário do nascimento do lendário produtor.


Some Funkettes, by Patrick Cowley

Some Funkettes by Patrick Cowley, releases 19 October 2020 1. Do It Any Way You Wanna 2. Papa Wuzza Rollinston 3. Spiked Punch 4. I Feel Love 5. Dynomite 6. Spiked Punch Dub soundclips: https://soundcloud.com/darkentriesrecords/do-it-any-way-you-wanna Dark Entries is humbled to continue digging through the archives of legendary producer Patrick Cowley.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos