pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Rafael de Oliveira
Publicado a: 05/07/2021

Investigações musicas pela progressão estética.

Danifox, G Fema, Nídia, Rabu Mazda e Tristany formam supergrupo para espectáulo inédito nas Noites de Verão 2021

Texto: ReB Team
Fotografia: Rafael de Oliveira
Publicado a: 05/07/2021

O programa da edição deste ano das Noites de Verão já está disponível: o primeiro concerto acontece já esta semana, no dia 9 de Julho, no Jardim da Galeria Quadrum, em Lisboa, com os Milteto, “orquestra informal” que lançou o seu primeiro disco em Fevereiro passado pela Favela Discos.

Numa cuidada programação pensada pela Filho Único, que co-produz o evento com a EGEAC, as Galerias Municipais de Lisboa e o Museu Nacional de Arte Contemporânea — e conta ainda com o apoio da Direção-Geral das Artes, há um encontro de talento de cinco jovens músicos da Área Metropolitana de Lisboa que deixa água na boca: Danifox, G Fema, Nídia, Rabu Mazda e Tristany uniram esforços para uma residência artística na Interpress, no Bairro Alto, que já resultou em mais de uma mão-cheia de músicas originais; o resultado final será apresentado no dia 23 de Julho, na galeria instalada no palácio dos Coruchéus. Esse mesmo espaço receberá ainda o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (com Noiva), a 16 de Julho, e Toda Matéria, a 30 de Julho.

O último dia de Julho marcará a mudança para o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta: a Jovem Guarda Ambiental é formada por Bezbog, Carincur, Poly Garbo, Maria Callapez, oseias., Unitedstatesof e Van Ayres, “valores emergentes nacionais no campo das músicas electrónicas ambientais”. As propostas artísticas destes nomes “terão em conta o entorno natural e arquitectónico do espaço tão singular e o seu potencial para uma ecologia sonora contemplativa”.

A 6 de Agosto, o Jardim das Esculturas – Museu Nacional de Arte Contemporânea acolhe o veterano Manuel Rosário das Neves, aka Vum Vum, para um espectáculo com promessa de música e poesia. o músico angolano de 78 anos está de regresso a Lisboa depois de uma estadia prolongada em Berlim, isto numa altura em que a Groovie Records reedita o seu Muzangola, EP originalmente editado em 1969. Polido (13 de Agosto), Perila (20 de Agosto) e Marte i Núpiter (27 de Agosto) completam o alinhamento agendado para o jardim no MNAC.

A entrada para os concertos é gratuita mediante levantamento de bilhetes, que estarão disponíveis apenas no próprio dia, no local do espectáculo, a partir das 17 horas, salvo no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, que é a partir das 14 horas.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos