pub

Texto: ReB Team
Publicado a: 30/11/2023

Uma data que “poderá ferir susceptibilidades”.

DAMAS recebe Objectos Perdidos, NU NO e Lena Kat este sábado

Texto: ReB Team
Publicado a: 30/11/2023

Fartos da norma, da previsibilidade e de “zonas cinzentas”? Este sábado, 2 de Dezembro, nas DAMAS, há um evento que, segundo a organização, “poderá ferir susceptibilidades”. Entre as 23h e as 4h, abre-se um portal para uma realidade alternativa à boleia de Objectos Perdidos, Nu No e Lena Kat.

E os Objectos Perdidos para sairmos de nós. Projecto vanguardista criado em 1981, made in Coimbra, pensado e executado por Paulo Eno (Curto Circuito/77/Women Non-Stop), seu grande mentor, muitas vezes apoiado nesta constante masterclass por nomes como Victor Torpedo, Paulo Furtado, David Maranha ou Bernardo Devlin e muito próximo de Vítor Rua e Lima Barreto, em projectos de vídeo/arte/improviso, entre outros. Para este happening, outra figura incontornável e primordial, de Pombal e do mundo inteiro: Zappa Dadda, musicólogo especialista de vários fluxus artísticos do Séc. XX, que acompanha quase em permanência o colectivo desde 1985. Eno e Dada apresentarão o show multimédia “The Exploding Coimbra Inevitable”.

Nu No, ou Nuno Marques Pinto é ser exímio em percorrer os caminhos da fonética, muitas vezes em contramão. É intuitivo para ele transformar e transtornar a sua lógica discursiva, sempre numa luta entre mente e corpo e, às vezes, em luta com o radiotransmissor. O seu lado performático insiste em não fazer teatro, mas em ser “o” teatro. Será salvo nesta queda livre pela rede de segurança do punk e da no wave.

Lena Kat vai colar todos os cacos desta noite multivectorial. Selector desde o início dos 2000 e membro activo das festas míticas da Graveyard Thrills, é sem dúvida a sua fibra que lhe dá estofo para rodar os seus compactos de norte a sul, em ambientes nada acolhedores para com as suas escolhas esquizo-frenéticas. “Que se lixem aqueles que não gostam de ouvir post punk, new wave, goth, synthpop, new romantics, minimal wave e lamechices pelo meio”, como a própria diz.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos