Prometeram e cumpriram. Gilles Peterson e Stuart Baker curaram também a banda sonora para o livro Cuba: Music and Revolution, editado em Novembro passado pela Soul Jazz Books.
Agora na casa-mãe, a Soul Jazz Records, a dupla preparou uma compilação com o mesmo título e que junta vários dos militantes sónicos que ajudaram a solidificar o som de Cuba, feito de “choques culturais” e “experimentações dentro da música latina”, entre 1975 e 1985, conforme surge indicado no informativo sub-título.
Embora o livro tenha compreendido um período entre 1959 e 1990, o acompanhamento musical foca-se numa era mais precisa e surge apelidado de Volume 1, abrindo uma janela na hipótese de estarmos perante uma nova série de lançamentos. A compilação dá entrada no mercado amanhã, vai estar disponível em triplo LP ou num duplo CD e recorre a bandas lendárias como Grupo Irakere, Los Van Van ou Pablo Milanés, deixando ainda espaço para algum material mais obscuro, assinado por nomes como Grupo de Experimentación Sonora del ICAIC, Juan Pablo Torres y Algo Nuevo, Grupo Monumental e Orquesta Ritmo Oriental. “A prova de que existia vida antes dos Buena Vista Social Club”, conforme nota a crítica recentemente publicada pelo The Times.