pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/02/2022

Cru e matador.

Comets Coming reedita Saudade de Marcos

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/02/2022

Se ainda há segredos da música cabo-verdiana para descobrir, a Comets Coming quer desvendá-los todos. Na sua mais recente descoberta, a editora pega em Saudade, uma edição de autor de Marcos que foi originalmente disponibilizada em 1984 — e que agora é, pela primeira vez, reeditada.

Entre o comunicado enviado por e-mail e uma despida página do Discogs, as informações não são muitas, mas abrem uma janela para este funaná (“sem sintetizadores, apenas teclados, guitarras, bateria e baixo”) que ouvimos: Paulino Vieira, autêntica lenda de Cabo Verde, aparece creditado, tal como Chibanga ou Casimiro; também se sabe que foi foi gravado em Portugal e que existem poucas cópias conhecidas do original. Apesar de muitos esforços de procura, a identidade do seu autor original está, para já, envolta em mistério e até mesmo os músicos originais, recrutados para centenas de sessões que na maior parte não demoravam mais do que algumas horas, não recordam com exactidão quem terá sido o artista Marcos que assinou originalmente este trabalho.

Esta é a segunda adição ao catálogo do selo que obedece à casa-mãe Groovie Records: a estreia deu-se com Outros Espaço, álbum de Rodrigo Brandão com a Sun Ra Arkestra.

As novas cópias do vinil de Saudade começarão a ser enviadas em Abril, mas já dá para ouvir este tesouro redescoberto no Bandcamp do selo lisboeta.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos