pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/02/2023

Com 13 categorias a concurso.

Coliseu dos Recreios recebe a 5ª edição dos prémios PLAY em Abril

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 15/02/2023

É no dia 20 de Abril que, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, tem lugar a gala deste ano da entrega dos PLAY — Prémios da Música Portuguesa.

Promovidos pela SAPM – Associação Prémios da Música e criados através de um esforço conjunto entre a AUDIOGEST e a GDA, os PLAY surgiram pela primeira vez em 2019 com o objectivo de dar um foco extra às novas tendências musicais que se vão sentindo em Portugal, abrindo especial espaço nestas andanças aos artistas da esfera do hip hop, da electrónica, do jazz e da canção pop que prima por um cunho mais alternativo. Nas primeiras quatro edições, entre os vários vencedores nas diferentes categorias encontramos os nomes de Dino d’Santiago, Conan Osiris, Slow J, Valas, Branko, João Mortágua, Capicua, Ana Moura, Coreto ou EU.CLIDES.

Os músicos que seguem para o concurso deste ano apenas são revelados dia 15 de Março, com a organização a adiantar que este foi o ano em que recebeu mais candidaturas, apontando para um número superior a 500. “Melhor Grupo”, “Melhor Artista Feminina”, “Melhor Artista Masculino”, “Melhor Álbum”, “Melhor Videoclipe”, “Prémio Lusofonia”, “Artista Revelação”, “Melhor Álbum Fado”, “Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita” e “Melhor Álbum Jazz” são as categorias sobre as quais a Academia PLAY — constituída por mais de 300 profissionais; de artistas e produtores aos técnicos e agentes — se vai ter de debruçar para votar e apurar um vencedor. O “Vodafone Canção do Ano” é atribuído tendo como base o desempenho comercial e o air-play radiofónico dos temas, enquanto que o “Prémio Carreira” e o “Prémio da Crítica” são decididos pelos promotores dos PLAY e por um painel de jornalistas musicais, respectivamente.

Além da entrega de cada um dos 13 galardões ao vivo, a 5ª edição dos PLAY promete voltar a surpreender com as suas “atuações improváveis e únicas” que vão intermediando os diferentes momentos do evento. Pedro Abrunhosa & ProfJam, Capicua & Mallu Magalhães, Bispo & João Pedro Pais ou Dino d’Santiago & Monte Cara foram alguns dos “casamentos” felizes que já passaram pelo palco dos PLAY.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos