pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/01/2023

Fight The Power: How Hip Hop Changed the World estreia no dia 31 no canal público PBS.

Chuck D assina série documental sobre o hip hop na televisão pública americana

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/01/2023

Chuck D é o produtor e apresentador de Fight The Power: How Hip Hop Changed The World, uma série documental em quatro partes que estreia já no próximo dia 31 na PBS, canal de televisão norte-americano de serviço público.

A sinopse é clara: “Fight the Power: How Hip Hop Changed the World é uma incrível narrativa de luta, triunfo e resistência que será trazida à vida através da lente de uma forma de arte que tem relatado as emoções, experiências e expressões das comunidades Negra e Latina: Hip Hop. No rescaldo do acordar racial e político da América em 2020, as perspectivas e histórias partilhadas no Hip Hop são a chave para compreender a injustiça nos E.U.A. ao longo do último meio século”.

A América de Donald Trump só parece ter tornado mais urgente a cultura nascida no Bronx e de que Chuck D, através do seu trabalho nos combativos Public Enemy, que têm em “Fight The Power” um dos seus mais duradouros hinos, foi uma das principais e mais sérias vozes.



Ontem mesmo, Chuck D integrou um painel de discussão moderado pelo escritor e jornalista negro Nelson George, que teve lugar no Schomburg Center For Research in Black Culture para apresentar esta série. Numa animada apresentação e discussão, Chuck D e os restantes convidados falam da relevância de uma cultura que começou por mudar a face de Nova Iorque antes de se espalhar pelo mundo. 

Na página oficial da série, no site da PBS, há mais informação: “Com autoria de Chuck D dos Public Enemy, que rotulou o Hip Hop como ‘a CNN Negra’ por trazer as histórias da rua para o mainstream, esta história incluirá testemunhos pessoais dos MCs, DJs, writers de graffiti, cineastas, políticos e formadores de opinião que criaram e moldaram a sua direcção à medida que um movimento underground no Bronx cresceu para o género de música mais popular nos E.U.A. e o género que teve o crescimento mais rápido no mundo de hoje”.

E acrescenta-se: “Apresentando entrevistas de talentos de topo como Killer MikeWill.i.am, Monie Love, Ice-T, Roxanne Shante, MC Lyte e muitos mais, a série irá pintar um retrato da relação única entre o Hip Hop e a história política dos E.U.A.. Como acontece com outros conteúdos da PBS, a série deverá ficar igualmente disponível no canal oficial de YouTube da estação pública.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos