Björk e Fever Ray trocam remisturas — e o vinil sai em Novembro

[TEXTO] Pedro João Santos [FOTO] Direitos Reservados

Uma sexta-feira farta com nova música — e eis que aterra um super-esquadrão nórdico. A islandesa Björk e a sueca Fever Ray (Karin Dreijer) — que também reúne aqui os The Knife — combinam esforços para um EP de remisturas de “Features Creatures”, da primeira, e “This Country”, da segunda. As três faixas, já editadas digitalmente, saem em vinil com selo da One Little Indian a 1 de Novembro.

“Eu e a Karin decidimos trocar remisturas”, resume Björk no YouTube. “Escolhemos músicas uma da outra”. “Features Creatures”, retirada do disco de 2017 da islandesa, Utopia, é modificada duas vezes por Karin: a primeira assinada por Fever Ray, o seu projecto a solo, e a segunda em conjunto com o irmão Olof Dreijer, numa versão mais pulsátil que marca a primeira reunião do duo The Knife desde 2014 (um ano depois do último álbum Shaking the Habitual).

Björk, por sua vez, reconstrói “This Country” do último álbum de Fever Ray, Plunge, com nova parte vocal: o resultado é “This Country Makes It Hard to Fuck”, descrita oficialmente como “deliciosamente dissonante”. Peder Mannerfelt, que co-produziu e misturou a faixa, descreve o processo como o seu “maior sonho de sempre”.

Esta sexta-feira traz outra novidade de Björk: uma edição em realidade virtual de Vulnicura, o álbum emocionalmente complexo que a islandesa editou em 2015. A experiência imersiva tem estado em digressão mundial na exposição Björk Digital, cuja última paragem foi no Museu da Imagem do Som, em São Paulo. “Features Creatures” é a quarta faixa a receber o tratamento de single do mais recente disco Utopia, que também a 1 de Novembro recebe uma reedição limitada numa caixa com chamarizes de madeira.

O último lançamento de Fever Ray aconteceu em Agosto de 2019: Live at Troxy, gravação de um concerto da era Plunge, realizado em Março de 2018.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team