pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Lois Gray
Publicado a: 04/07/2025

Uma banda com mais projecção internacional do que nacional.

Beautify Junkyards: “Houve sempre mais interesse para nos receber fora de Portugal, uma situação difícil de compreender”

Texto: ReB Team
Fotografia: Lois Gray
Publicado a: 04/07/2025

Os Beautify Junkyards voltam à estrada em breve com um par de concertos em Portugal e uma digressão de seis datas no Reino Unido.

A banda portuguesa é um estranho caso de popularidade fora de portas. No Spotify, apenas Lisboa surge no top 5 de cidades que escutam a sua música, e nem sequer lidera a tabela — Londres aparece em primeiro lugar, seguida da capital portuguesa, Melbourne, Berlim e Sydney. Nos palcos, a conversa é a mesma, com mais datas no estrangeiro do que em território nacional.

Em declarações ao Rimas e Batidas, o líder do projecto, João Branco Kyron, nota isso mesmo ao fazer a apresentação dos dois espectáculos que trazem o grupo de volta aos palcos portugueses, mais de meio ano após um concerto no Lux Frágil (que Gonçalo Oliveira reportou para o ReB), e da digressão em solo britânico:

“Temos estado um pouco afastados dos concertos em Portugal. No início deste ano tivemos alguns concertos em Espanha (onde vamos regressar em breve) e depois disso começamos a planear uma tour pelo Reino Unido e, mais para o fim do ano (ou início de 2026), iremos também regressar à Itália. A verdade é que, mesmo com a recepção excelente que o nosso álbum NOVA teve, na imprensa nacional e internacional, após o concerto de lançamento no Lux, houve sempre mais interesse para nos receber por parte de promotores fora de Portugal, uma situação difícil de compreender. No entanto, existem algumas excepções e, assim sendo, iremos apresentar o novo concerto em Leiria, no dia 26 de Julho, e em Paredes, no dia 22 de Agosto. Em Leiria, o concerto será na Black Box e é organizado pela Fade In; em Paredes, o concerto está inserido num novo festival, Thadêa.

Em relação à tour pelo Reino Unido, que acontecerá no final de Setembro, começará em Londres (dia 19), numa noite produzida pela editora Library of the Occult, à qual se juntam também o Justin Hopper para uma performance de ‘spoken words’ e o Julian House para um DJ set de Focus Group. Seguem-se Sheffield (dia 20), Manchester (dia 21), Newcastle (dia 22), Cambridge (dia 23) e Brighton (dia 24). Conseguimos uma boa ligação a promotores locais e em vários dos concertos teremos suporte de músicos locais e DJ sets de alguns amigos que estamos a convidar, como o Bobby Lee (Sheffield) e o Oz Adams da Different Strokes for Different Folks (Brighton). Na tour iremos estrear uma nova componente de vídeo e testar alguma músicas e arranjos novos.”

NOVA, o mais recente disco dos Beautify Junkyards, foi lançado em Setembro de 2024. Nele, a banda portuguesa aprofunda a sua exploração de sonoridades electrónicas e psicadélicas, combinando folk cósmica, tropicalia e elementos de hauntology, em conjunto com uma produção rica em samples texturais que evocam trilhas sonoras dos anos 60 e 70 e entidades fantasmagóricas. Ao longo das suas 11 faixas, notam-se influências de artistas como Broadcast e Mort Garson, bem como da imprensa underground situacionista da Europa dos anos 60, evocada desde logo na capa que Julian House concebeu para o trabalho.

Pouco após a edição do LP, João Branco Kyron falou sobre a mais recente aventura discográfica do grupo numa entrevista com Rui Miguel Abreu, que podem ler de seguida:


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos