Bass, Mids, Tops: o impacto da cultura soundsystem no Reino Unido retratado em livro

[FOTO] Brian David Steves

Bass, Mids, Tops – An Oral History of Soundsystem Culture é o título do novo livro que percorre a influência da música urbana caribenha na cultura do Reino Unido. Assinado por Joe Muggs e Brian David Stevens e editado pela Strange Attractor, a obra contém entrevistas a nomes como Dennis Bovell, Skream, Youth, Norman Jay MBE, Adrian Sherwood, Shy One ou Mala, entre muitos outros, todos centrais na imposição da cultura de soundsystems.

O livro, que foi editado no Reino Unido em Dezembro passado e começou a chegar a outros pontos do globo recentemente, procura explicar o impacto que a cultura soundsystem teve em géneros como o punk ou o electro aquando da sua exportação para Terras de Sua Majestade, fertilizando o terreno para o aparecimento de novas correntes como o garage, o dubstep ou o drum’n’bass.



Joe Muggs é DJ, promotor e notabilizou-se enquanto jornalista para publicações como o Guardian, Telegraph, FACT ou The Wire. Brian David Stevens é um fotógrafo sediado em Londres, especialmente conhecido pela série Notting Hill Soundsystems, na qual explora os sistemas de som enquanto formas arquitectónicas. A dupla começou a trabalhar em Bass, Mids, Tops há cerca de cinco anos, recolhendo histórias e depoimentos de artistas, radialistas e técnicos de som ligados ao fenómeno da cultura soundsystem em Inglaterra.

Este sábado, há apresentação na Sounds of the Universe e festa no hotel The Standard, ambas em Londres.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team