pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

O curta-duração antecipa o lançamento de Cosmic Drops, trabalho apontado para Dezembro.

AZAR AZAR sobre “Space Coconut Conspiracy”: “Tem uma vibe solarenga e meio afro-cósmica”

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

Miles Davis – Azar Reworks abriu a primeira janela discográfica da Jazzego, editora portuense que surgiu através de uma vontade sanguinária de André Carvalho e Hugo Oliveira: “matar esse elitismo que existe na cena jazz clássica“.

Já temos data de lançamento para o EP de originais (com direito a remisturas de Esa Williams, Minus & MRDolly e K15) de Sérgio Alves aka AZAR AZAR: 17 de Setembro. E o primeiro avanço, “Space Coconut Conspiracy”, também se encontra disponível no Bandcamp. Se estão à espera de coordenadas musicais, aqui vão: “em Portugal não há algo parecido. E esse é um bocado o feedback que temos recebido. O mais perto que conhecem desta abordagem do jazz misturado com electrónica no processo de construção da música são os Cool Hipnoise“.

Enviámos três perguntas ao teclista, produtor e DJ para tentarmos perceber o que aí vem:



Este é o primeiro single de AZAR AZAR, depois do trabalho em cima do Bitches Brew do Miles. Que nos podes dizer sobre este Space Coconut Conspiracy? Há músicos envolvidos? Onde foi gravado?

Este tema, que por coincidência foi o primeiro que fiz para o disco no início do ano de 2019 (o primeiro ficheiro do Ableton é de Março), tem uma vibe solarenga, meio afro-cósmica e, à semelhança do EP de reworks do Miles, começou a ganhar forma com loops de bateria, sons MIDI, samples e teclados! As primeiras versões do tema apenas têm como convidado o SAM (saxofone). Em Outubro, quando já tinha todos os temas desenvolvidos, falei com os restantes músicos: Bruno Macedo (baixo), Ricardo Danin (bateria) e Manu Idhra (percussão), e gravámos no meu estúdio. A participação da Helena Neto (voz), surgiu já numa fase avançada da mistura, e é como que a cereja no topo do bolo! A mistura do EP ficou a cargo do New Max, basicamente tudo malta incrível que, além de profissionais super quitados, eu tenho a sorte de ter como amigos!

Esta é a primeira amostra de um EP, certo? Quando sairá e o que nos podes adiantar sobre esse trabalho?

Sim, este é o tema de avanço para o AZAR EP, que estará cá fora em formato vinil a 17 de Setembro. O disco será constituído por dois temas originais, “Inner World” e o “Space Coconut”, e por três belos remixes do Esa Williams, K15 e do Minus & Mr Dolly!

Isto também marcará a estreia formal da Jazzego, mais uma achega para a fervilhante cena musical do Porto que tem aliás uma comunidade jazz muito bem organizada. Como está a correr o trabalho com este selo?

Está a correr super bem, apesar dos tempos conturbados que estamos a viver. O Hugo e o André têm feito tudo o que é possível para superar as dificuldades extra deste 2020 meio azarado! Creio que vão conseguir fazer coisas bastante positivas pela cena musical do Porto, e não só!


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos