pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 05/03/2021

Medida inovadora da plataforma vai trazer justiça ao mercado do streaming.

Artistas independentes vão passar a ser melhor remunerados no SoundCloud

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 05/03/2021

A balança vai equilibrar-se no SoundCloud. A partir do dia 1 de Abril entra em vigor na plataforma uma nova fórmula de pagamento para os artistas — e isto, claro, traz benefícios para quem trabalha de forma mais independente.

Cada vez mais nos vamos apercebendo da forma injusta como as receitas dos streamings são divididos pelos criativos. Por mais visualizações que tenha um músico que trabalha de forma totalmente autónoma, parte do dinheiro gerado pelas reproduções dos seus temas vai sempre parar a uma “piscina” que serve para alimentar os “tubarões” da indústria. De forma a tornar este mercado mais transparente e equitativo, o SoundCloud está agora prestes a estrear um novo modelo que se vai aplicar a este jogo de contas.

Chama-se “fan-power royalties” e, em suma, vai fazer com que a música escutada por um ouvinte seja paga na sua totalidade ao respectivo autor, dando assim oportunidade ao sector independente de poder competir com as vedetas que também militam pela plataforma. No anúncio que apresenta esta nova medida, que podem ler na íntegra aqui, o SoundCloud faz uma estimativa de quanto Vincent e Chevy, dois exemplos de artistas que por lá editam as suas faixas, passariam a ganhar com base nesta inovadora equação, valores bastante acima (entre os 200% e os 500%) daquilo que auferiram até agora.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos