pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/11/2021

A olhar para as montanhas.

Arianna Casellas e Kauê Gindri formam dupla em Vozes Antenas Fragas

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 09/11/2021

Em duo, Arianna Casellas e Kauê Gindri são Montes. No dia 23 de Novembro, Vozes Antenas Fragas, o resultado (na íntegra) desta colaboração, sai através da Lovers & Lollypops.

O Porto é o ponto-de-encontro de dois artistas oriundos de diferentes partes da América do Sul: Gindri é do Brasil e Casellas (Sereias, Septeto Interregional e Melífluo) é da Venezuela. Juntos são mais do que a junção das partes: “Longe de ser uma utopia romântica e idílica, Montes surge como uma metáfora para o lugar físico ou fantástico, interno ou compartilhado, que se persegue mesmo sem ter a certeza do que é. No horizonte, percorrendo as impurezas do caminho, os ruídos da estradas, as antenas no caminho. Caos e calmaria, metal e vento, interior e exterior, longe e perto, confusão e canção juntam-se nos quatro temas que apresentam a mais recente banda a integrar o universo da editora portuense.”

Na sua escolha para a playlist publicada em Maio de 2020, Gonçalo Tavares dedicava algumas palavras à obra de Arianna:

“Editado pelo selo Discos de Platão, Concepto de Madre é o EP de estreia de Arianna Casellas, venezuelana a viver em Portugal. A artista usa a sua voz, um cuatro e algum processamento de som para contar a vida itinerante que leva, resgatar personagens da infância e escrutinar a relação com a sua voz, com as suas memórias, com a sua mãe. Arianna escrutina muito, e é com essa intelectualização que consegue oferecer um objecto muito pessoal.

O trabalho está dividido em duas partes, onde junta e cola canções com narrações autobiográficas. A estrutura não é a mais convidativa, mas é mergulhando nela que nos deparamos com o encantamento de ‘Eu descobri que tenho algum medo à escuridão’ (09:25, ‘pt. 1’) ou ‘Casa é dentro-Eu sabia’ (07:45, ‘pt. 2’).

Este EP é a fotografia de uma pessoa constantemente à procura de algo. Regista a sua tentativa de comunicar (Arianna  alterna entre espanhol e português como se fossem uma língua só), a sua vontade de cantar e a ausência presente da mãe. ‘É estranho, parece estar tudo congelado no tempo’, diz a certa altura, referindo-se a uma memória sua, mas podia estar a referir ao próprio EP.

Arianna Casellas vai e volta: de Caracas para a Costa do Valado, para o Porto e de volta a Caracas, sempre ao colo da sua infância. Ela ‘só queria ter um quintal’ (12:30, ‘pt. 1’), um sítio onde pousar a cabeça. É uma estrada longa a que a Arianna está a percorrer. Até lá chegar, fica a música.”

Na passada sexta-feira, o recém-formado grupo soltou um excerto de “I”, a que deram o título “Fuerza” e que faz parte da primeira de quatro partes do disco de estreia. A apresentação deste projecto acontece no dia 26 de Novembro no Understage do Teatro Rivoli, no Porto.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos