pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 11/01/2024

Hery Paz, Mané Fernandes, Pedro Melo Alves e Bob Moses são alguns dos nomes presentes no cartaz.

Anunciada a programação da 14ª edição do Festival Porta-Jazz

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 11/01/2024

O Festival Porta-Jazz está de volta para a sua 14ª edição, que acontecerá de 2 a 4 de fevereiro no Teatro Municipal do Porto, Rivoli. Sob o lema “Um Multiverso de Jazz e Criação”, o evento promete apresentar uma variedade de universos estéticos coexistentes, refletindo a diversidade e a inovação do movimento de músicos centrado no Porto.

Nesta ocasião, mais de 100 músicos de 13 nacionalidades diferentes, incluindo Portugal, Espanha, Áustria, Suíça, Reino Unido, Holanda, Cuba, EUA, Alemanha, Argentina, Itália, Eslovênia e Lituânia, participarão em 20 concertos. O festival destaca-se por oferecer residências, encomendas, projetos inéditos e parcerias com organizações como a Associação Robalo de Lisboa, a Associação Suíça AMR, o festival austríaco Bezau Beatz e a plataforma lituana Improdimensija.

Um dos destaques da programação é a apresentação ao vivo do 100º disco com o selo Carimbo, da Porta-Jazz, intitulado River Creatures de Hery Paz, com participações de Nate Wooley e Tom Rainey, marcado para sábado, 3 de Fevereiro, no Grande Auditório do Rivoli.

Além disso, o festival apresentará uma variedade de álbuns e projetos, incluindo Sonic Alchemy Suprema de Alma Tree com Pedro Melo Alves, Vasco Trilla e Bob Moses, matriz_motriz de Mané Fernandes, e a estreia do Ensemble Mutante sob a direção de Vera Morais.

Em parcerias internacionais, o festival contará com representantes da Suíça, Áustria e Lituânia, apresentando bandas como Tom Brunt’s Acoustic Space, Almut Kühne, Joke Lanz e Alfred Vogel, e um trio de pesos-pesados do jazz europeu: Liudas Mockunas, Marc Ducret e Samuel Blaser.

Além dos concertos, o festival oferecerá masterclasses com músicos renomados, incluindo Bob Moses, Nate Wooley e Tom Rainey. Uma novidade desta edição é o concerto para famílias, “Diversão/Improvisação”, programado para 4 de Fevereiro, às 11h30, na sala de ensaios do Rivoli, proporcionando uma experiência interativa para crianças entre 3 e 10 anos. As noites no Rivoli serão encerradas com tradição no TMP Café, com jam sessions às 23h30, apresentando combos de jazz de várias instituições locais.

O festival será aberto no Espaço Porta-Jazz no dia 1 de Fevereiro, com a apresentação ao vivo do CD À Procura, do contrabaixista espanhol Pedro Molina, agraciado com o prémio para “Melhor Ensemble” no 3º Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro em 2023.

Os bilhetes já estão à venda na bilheteira do Teatro Municipal do Porto e online, em blocos de dois concertos por 7€ cada, com desconto de 50% para membros Porta-Jazz. Showcases e jam sessions no TMP Café têm entrada livre.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos