pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/04/2024

Nos 30 anos da estação de rádio pública.

Antena 3 lança série para celebrar a liberdade

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/04/2024

Regressar ao passado para lembrar que a liberdade não tem preço. Nos 50 anos de democracia, a Antena 3 sopra 30 velas com Novos Cantos Novos, uma série documental que vamos poder ver já a partir de hoje em diferentes plataformas. Seis músicos portugueses, bem conhecidos da estação, levam-nos a locais emblemáticos que nos contam a história do 25 de abril e da democracia em Portugal. 

A garota não, Samuel Úria, EU.CLIDES, Capicua, The Legendary Tigerman e xullaji, vão falar-nos sobre a relação que têm com a revolução e de que forma esta influencia os seus processos criativos, mostrando-nos que a música continua a ser uma arma. Num tempo em que a ditadura já lá vai mas parece cada vez mais posta em causa, estes seis concertos documentais são também um espaço de reflexão e de conversa sobre Arte e Liberdade.

Hoje, 19 de abril, poderemos já acompanhar A garota não até às Oficinas da CP, no Barreiro, local onde, em 1971, em pleno Estado Novo, centenas de trabalhadores fizeram uma greve por melhores salários e condições de trabalho. Mas a viagem por estes locais históricos passa também pelo Museu Nacional Resistência e Liberdade, na icónica Fortaleza de Peniche; a Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa; o Museu Militar do Porto, antiga sede da PIDE; a Universidade de Coimbra; e, por fim, pelo Quartel do Carmo. “Visitar estes locais emblemáticos 50 anos depois e povoá-los com as canções e as palavras de alguns dos músicos mais significativos da nova geração da música portuguesa foi um desafio criativo e estético”, conta Nuno Reis, diretor da Antena 3.

Os seis episódios estarão disponíveis no site e YouTube da Antena 3, RTP2 e RTP Palco. Esta produção conta com o apoio da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos