pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Joana Caiano
Publicado a: 12/01/2023

Tradição, electrónica e sons do dia-a-dia.

Ana Lua Caiano vai levar Cheguei Tarde A Ontem ao Musicbox

Texto: ReB Team
Fotografia: Joana Caiano
Publicado a: 12/01/2023

É já no dia 21 de Janeiro que Ana Lua Caiano sobe ao palco do Musicbox para apresentar o seu Cheguei Tarde A Ontem, num espectáculo que terá Margarida Campelo enquanto convidada especial. Os bilhetes custam 8 euros.

A 30 de Setembro de 2022, a cantautora editava o seu EP de estreia com a ajuda da Chinfrim Discos, traduzindo-se numa proposta no âmbito da canção popular portuguesa que recupera traços da nossa tradição e a mistura com a estética moderna da electrónica, bem como um conjunto de sons do quotidiano para abrilhantar e dar um toque mais pessoal à coisa. Um mês após o lançamento do disco, Miguel Santos destacava a artista e produtora na sua rubrica Abram alas para…, na qual apontava para a música de Caiano como sendo extremamente cativadora, comparando-a a gente como Nick Cave ou Nancy Sinatra e abordado, individualmente, alguns dos temas que integraram Cheguei Tarde A Ontem:

“Ouvimos uma cantoria familar em ‘Olha Maria’, cautelosa e assustadora pela mão de sintetizadores perscrutantes, instrumento que na enérgica ‘Um Menos Um’ junta-se a palmas que batem ocupadas com uma melodia que dá vontade de bater os pés. Em ‘Que O Sangue Circule’, ouvimos loops de respirações e melodias folclóricas num tema profético e marcado por um instrumento da música tradicional portuguesa, um bombo transfigurado e adaptado ao universo da artista. Junta dois mundos diferentes mas não incompatíveis e o resultado é um projecto ambicioso que não podia ter sido criado noutra altura e que não podia existir sem aquilo que foi criado antes.

O EP termina com a fugaz ‘Cheguei Tarde A Ontem’, uma música cuja letra corre atrás de si própria, abraçando a árdua azáfama da sociedade actual de forma derrotista, numa busca incessante do tempo que já passou. Mas neste caso específico, Ana Lua Caiano adiciona teatro tanto à sua voz como ao seu estado de espírito.”

Ainda em 2022, Ana Lua Caiano confirmava, em entrevista à Antena 1, que até já tem um novo curta-duração em mãos, apontando a sua edição para Abril deste ano. Por cá, já esfregamos as mãos com a possibilidade de escutar material novo ao longo da sua passagem pelo Musicbox, espectáculo que terá a cantora e multi-instrumentista Margarida Campelo (o seu primeiro single a solo, “Faz Faísca e Chavascal”, estreou nestas mesmas páginas há um par de meses) enquanto convidada e que o Rimas e Batidas irá reportar.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos