AMAURA: “Dançar é uma linguagem universal”

[TEXTO] Pedro João Santos [FOTO] Direitos Reservados

A lisboeta Maura Magarinhos escolheu o nome AMAURA para se sentir confortável na sua pele — e já está à vontade para dançar. Gravado com o rapper TNT, acaba de sair o single e respectivo teledisco “Dança”, um aperitivo para Em Contraste, mixtape que a cantora da Mano a Mano se encontra a preparar.

“Escolhi o ‘Dança’ por ser um tema animado e uplifting como pede a temperatura”, conta-nos AMAURA. Alegria é a palavra de ordem para o dueto entre AMAURA e TNT, de nome real Daniel Freitas, acompanhado de um videoclipe matizado por um arco-íris de cores e pessoas. Trata-se de mais um esforço da dupla que tem colaborado essencialmente em músicas do cabecilha da Mano a Mano, selo que editou o seu último EP Forever Young.

As faixas “Chuva”, “Flow”, “Mar de Rosas” e “Bola de Cristal” contavam com a voz de uma artista que agora recebe a luz dos holofotes.  Define-se como um “contra-senso musical ambulante”, que aponta para o r&b a partir de inspirações como Sade, Massive Attack ou a londrina NAO — cujo festivo disco de estreia For All We Know poderia ser um bom ponto de referência para este novo tema, que se segue a “Surfista da Banheira”, com Mad Marcus. Mas, em declarações ao Rimas e Batidas, as influências foram outras: “Gosto muito da faceta mais groovy do [Anderson] .Paak e sou ultra-fã do Kaytranada e do GoldLink”, sentidos na batida sincopada e efervescente, cortesia do produtor Noden (e misturada por Pedro Quaresma).

O vídeo, assinado por Midnight Madness, veicula a ideia de que “dançar é uma linguagem universal”, como nos diz AMAURA, que o comprova ao lado das suas amigas, convidadas para a gravação. “Sempre achei que dançar ‘cura’ muita coisa… Espero estar certa!”

No passado dia 6 de Julho, o Rimas e Batidas marcou presença no concerto do Musicbox em que AMAURA e TNT se uniram. “Maura Magarinhos sempre se apresentou num registo secundário nos trabalhos de outros artistas – é importante recordar as prestações dela em Mechelas [Sam The Kid], OPROCESSO [Blasph + Beware Jack], MDO [TNT], entre outros. No entanto, o pequeno palco do Musicbox era somente dela. A presença é tímida, mas o timbre é sedutor, é contemporâneo, é geracional”, escreveu o redactor Miguel Alexandre.

Em retrospectiva do concerto, AMAURA diz ter sentido um misto de emoções: “por um lado, as saudades de tocar com o TNT e os meus rapazes; por outro, os nervos de apresentar o meu trabalho! Senti-me nervosa no segundo acto, mas estupidamente feliz. Tenho tido a benção de ter públicos que sabem ao que vão e os que não [sabem] são igualmente carinhosos… Muito disso se deve ao Daniel e à Mano a Mano, que me ajudam, impulsionam e vão à luta comigo sempre desde o dia um e respeitam-me enquanto um todo. Isso é impagável para mim!”


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team