pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Micael Hocherman
Publicado a: 30/04/2025

Uma odisseia musical entre o afro-modernismo, o jazz e as raízes da música brasileira e africana.

Amaro Freitas leva o som da floresta amazónica ao Matosinhos em Jazz’25

Texto: ReB Team
Fotografia: Micael Hocherman
Publicado a: 30/04/2025

Dia 6 de Julho, o Matosinhos em Jazz recebe um dos nomes mais vibrantes do jazz contemporâneo: Amaro Freitas. O pianista pernambucano sobe ao palco do Coreto do Jardim Basílio Teles com o seu trio para um concerto de entrada gratuita.

Celebrado por críticos de todo o mundo como um dos nomes mais inovadores do jazz actual, Amaro Freitas não é apenas um virtuoso do piano — é um cartógrafo de sons invisíveis, que traça, tecla a tecla, a ligação entre os rios da Amazónia, os tambores africanos e a geometria harmónica de Bach. No seu mais recente álbum, Y’Y (2024) — expressão indígena que significa “água da floresta” —, o músico mergulha nas profundas paisagens sonoras da Amazónia, resgatando ritmos ancestrais e fundindo-os com uma linguagem musical vanguardista. O disco foi aclamado internacionalmente e também gerou vários ecos por cá, no Rimas e Batidas — Y’Y foi um dos nosso trabalhos favoritos do ano passado, com Rui Miguel Abreu a debruçar-se sobre a obra primeiro através de uma entrevista ao seu autor, depois com a resenha à sua apresentação ao vivo no Centro Cultural de Belém.

Premiado como “Instrumentista do Ano” nos Prémios Multishow 2024, destacado enquanto uma das grandes promessas da cena brasileira pela Downbeat Magazine e nomeado para um Grammy Latino ao lado de Dino D’Santiago e Criolo graças ao tema “Esperança”, Amaro Freitas transporta para o jazz uma visão muito particular, já que a sua música é espiritual, politicamente consciente e tecnicamente arrebatadora.

O Matosinhos em Jazz consegue assim mais um nome que ajuda a representar a pluralidade e sofisticação deste género musical no presente século, após as primeiras confirmações de Mansur Brown, corto.atlto e CHERISE para a sua edição deste ano.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos