Álbum inédito de John Coltrane vê a luz do dia em Setembro

[FOTO] Direitos Reservados

A Impulse! anunciou ontem a sua intenção de lançar um novo álbum inédito de John Coltrane. Blue World sai durante o próximo mês e o tema título já pode ser ouvido.

Blue World sucede a Both Directions at Once: The Lost Album, de 2018, na lista de títulos póstumos do lendário saxofonista. O disco é composto por 8 temas — maioritariamente versões de músicas já conhecidas, como “Naima”, “Village Blues”, “Traneing In” e “Like Sonny” — e foi gravado em 1964 na companhia do seu clássico quarteto — que tem McCoy Tyner ao piano, Jimmy Garrison no baixo e Elvin Jones ao comando da bateria. A sessão de estúdio ocorreu entre aquelas que resultaram em Crescent e Love Supreme, dois trabalhos marcantes no percurso daquele que foi igualmente um dos impulsionadores do free jazz.

A ser lançado no dia 27 de Setembro, Blue World nasce de um convite por parte do realizador canadiano Gilles Groulx, que viu em Coltrane e no seu quarteto os músicos ideais para criarem o pano musical que envolve a narrativa de Le Chat Dans Le Sac. O filme saiu em 1964 mas apenas foram utilizados aproximadamente 10 minutos resultantes das sessões de gravação das peças, cuja totalidade, 33 minutos, verá em breve a luz do dia por intermédio da Impulse! Records, “a casa que Trane construiu”.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team