A Jazzego lançou na semana passada a reedição de Raku, levando o álbum de estreia de Hugo Danin a conhecer o formato do vinil pela primeira vez.
A editora portuense, que celebrou recentemente o seu 4º aniversário com uma festa no Passos Manuel, descreve Danin como “um dos bateristas prestigiados do Porto, que teve uma grande importância na cena local” através da participação em diversos projectos, destacando o seu papel para a criação do Porto Drum Show. Através de um post no Instagram, a Jazzego refere ainda que a ideia de contar com Raku no seu catálogo é antiga e que a mesma começou a ganhar forma quando o músico assumiu a bateria nos espectáculos de Minus & MRDolly ao vivo.
O primeiro e único álbum da carreira de Hugo Danin enquanto bandleader foi esculpido em regime de trio, com António Aguiar e (contrabaixo) e Telmo Marques (piano) a acompanharem-no ao longo dos 10 temas da edição original — em “Mafia”, junta-se ainda a tuba de Sérgio Carolino à equação. O disco foi gravado nos Moonlite Studios entre os dias 22 e 23 de Janeiro de 2011, tendo sido editado mais tarde nesse mesmo ano.
Com prensagem realizada pela Grama, no Porto, o vinil de Raku contempla 9 das faixas desse alinhamento dado a conhecer em 2011. O tema-título, “Raku”, fica de fora da rodela de plástico (mas não das plataformas de streaming) para dar lugar a um par de remisturas que dão um sabor ainda mais especial a esta reedição, aqui levadas a cabo por Azar Azar e Divorce From NY (em colaboração com Piek). O LP está à venda por 25 euros no Bandcamp da Jazzego.