O Coreto regressa aos discos já na próxima terça-feira, dia 28 de Setembro, com o lançamento d’A Tribo pelo Carimbo Porta-Jazz. O concerto de apresentação acontece na mesma data, no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, às 21h30 — a entrada é gratuita.
João Pedro Brandão, José Pedro Coelho, Hugo Ciríaco, Rui Teixeira, Susana Santos Silva, Ricardo Formoso, Andreia Santos, Daniel Dias, AP, Hugo Raro, José Carlos Barbosa e José Marrucho são produto de uma geração de músicos ligados à cidade do Porto e que juntos respondem por Coreto. O colectivo de 12 elementos estreou-se nos discos em 2012 com Aljamia, que na altura serviu também para inaugurar o braço editorial da Porta-Jazz.
A Tribo divide-se em sete andamentos e parte de um conjunto de novas composições assinadas por João Pedro Brandão, sendo o seu resultado algo que “vagueia entre a música escrita e improvisada, procurando espaços para cada um dos músicos, realçando as suas vozes individuais e criando ambientes em que as suas afinidades são cruciais”, conforme surge apontado na descrição de um teaser do álbum para o YouTube. No mesmo texto, é explicado que as ideias para a peça partem das reflexões “sobre as várias facetas da nossa vida enquanto indivíduos, sociedade e como parte integrante de um todo a respeitar e proteger.”