pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Clever Barbosa
Publicado a: 30/08/2022

Uma lenda viva que ajudou a moldar o som do Brasil.

A bossa de João Donato vai escutar-se no Teatro Tivoli BBVA em Outubro

Texto: ReB Team
Fotografia: Clever Barbosa
Publicado a: 30/08/2022

No dia 10 de Outubro, o Teatro Tivoli BBVA recebe o histórico pianista e compositor João Donato e o seu trio para um concerto que vai contar com a participação especial da fadista portuguesa Carminho. Os bilhetes custam entre 20 e 36 euros.

Em 1934, Donato nasceu em Rio Branco e foi uma das esponjas musicais que, a partir da década de 50, começaram a executar o samba sob uma perspectiva mais jazzística, a par de gente como Tom Jobim, Vinicius de Moraes ou João Gilberto, num fenómeno cultural denominado de bossa nova. Aos 88 anos, é uma das últimas grandes lendas vivas do cancioneiro brasileiro, tendo ajudado a formar as matrizes para aquilo que viria a ser a MPB. Dividido entre o seu país e os Estados Unidos da América, liderou projectos em dezenas de discos — o último, Serotonina, saiu este mês — e ofereceu o seu contributo a umas boas centenas de trabalhos assinados por outros artistas, desde Tito Puente e Cannonball Adderley a Marcos Valle, Chico Buarque ou Marcelo D2.

Vencedor de um GRAMMY Latino, em 2010, pelo álbum Sambolero, Donato marca passagem para Portugal com muita música nova, editada desde então pelas mais variadas editoras — no ano passado, foi mais um dos pesos pesados recuperados pela Jazz is Dead, de Ali Shaheed Muhammad e Adrian Younge. Em Lisboa, o músico apresenta o espectáculo “A bossa de João Donato e seu trio”, com Renato Massa na bateria, Guto Wirti no contrabaixo e Ricardo Pontes no saxofone e na flauta.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos