pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/10/2020

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/10/2020

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Goya Gumbani] “What’s The Prize” Ao Vivo @ A COLORS ENCORE

Uma estreia em grande no COLORS. Goya Gumbani surgiu na plataforma alemã na passada segunda-feira com “Blasé” e regressou no dia seguinte com uma performance ainda mais intismista e surpreendente para “What’s The Prize”. Ambos os temas fazem parte de The Lesser​-​Known, trabalho editado em Maio que o rapper nova-iorquino, actualmente sediado em Londres, compôs ao lado do produtor Kiina. Em Março, Goya havia editado Steps Across The Pond juntamente com Bori, um EP que o colocou na rota de publicações como a Pitchfork e Highsnobiety.


[Ka] “I Love (Mimi, Moms, Kev)”

Há algo de muito humano nos manuscritos que Kaseem Ryan assina enquanto Ka. Descendants of Cain, o seu último álbum, leva à letra essa premissa e posiciona-se facilmente entre as mais honestas e pessoais compilações poéticas do veterano MC de Nova Iorque. “I Love (Mimi, Moms, Kev)”, agora recuperado junto de uma animação de Marcus Burke, encerra o alinhamento desse disco editado em Maio e é composto por três versos, cada um dedicado a uma das três pessoas que mais lhe aquecem o coração — a mulher Mimi, a mãe e o malogrado amigo Kev.


[Larry June] “Let’s Go To New Orleans” feat. Curren$y (prod. Harry Fraud)

Harry Fraud é quem produz os mais recentes trabalhos de Larry June e Curren$y, num ano em que também já o vimos assinar batidas para Action Bronson, Meyhem Lauren, Wiz Khalifa ou Jay Worthy. Os dois MCs, que até são convidados para os projectos um do outro frequentemente, não perderam a oportunidade de voltar a casar os versos em “Let’s Go To New Orleans”, um dos singles do novíssimo Keep Going, o quarto LP de Larry June em 2020, que saiu na passada sexta-feira.


[Victor Xamã & Kurt Sutil] “Ouro no Sol” (prod. Victor Xamã)

Há dias, Victor Xamã apontava no Twitter que “tem vários maluco bom de rap mas é só isso mesmo, não conseguem desenvolver outros assuntos.” Para Kurt Sutil, um artista emergente de Manaus, Amazonas, não foram precisas muitas provas dadas para receber a benção do autor de Janela e V.E.C.G. neste “Ouro no Sol”, uma espécie de reza para afastar a inveja alheia e o mau olhado.


[Fielded] “Justus” feat. billy woods

Blackwoodz Studioz quebrou a rotina no final da última semana e lançou o mais recente álbum da cantora Fielded. Demisexual Lovelace conta com a participação de dois mestres de cerimónias da casa, E L U C I D (em “Grasses Sweet”) e billy woods (neste “Justus”), com quem já tem vindo a colaborar frequentemente nos últimos dois anos. Depois de dar a conhecer “Valleys & Peaks” como primeiro avanço, “Justus” é o novo single do LP que assinala a mudança de pele da artista de Brooklyn e conta com um videoclipe realizado por Alice Millar e Lauryn Siegel.


[Miguel] “Funeral”

Alguém pediu para ver Miguel fora da sua zona de conforto? O autor de War & Leisure está de regresso e tem um novo projecto na calha: “Funeral” antecipa o quarto volume da série Art Dealer Chic, cujos primeiros três volumes, lançados em 2012, davam a conhecer uma voz que tinha tudo para vingar nos domínios da pop e do r&b. Num comunicado, Miguel confessou ter-se afastado da indústria discográfica para recuperar o fôlego enquanto criativo e que os EPs da série ADC “estão reservados para a liberdade, a auto-curadoria e a expressão sem a influência das políticas da indústria musical.”


[Mcabre Brothers] “Dime Por Qué” feat. Sly Moon

Sly Moon é uma das pedras basilares do colectivo Children of The Damned e, por isso, um pioneiro do culto pregado pela igreja Blah Records, de Lee Scott. Sem registos de carreira a solo, fez parte de projectos como Tourettes Camp e Brick Pelican, dos COTD, ou Cult of The Damned EP e Part Deux: Brick Pelican Posse Crew Gang Syndicate, do supergrupo Cult of The Damned. A notícia de que o seu primeiro álbum em nome próprio está prestes a chegar merecia, por isso, a mais calorosa das recepções, e os Mcabre Brothers (dupla formada por Lee Scott e Milkavelli) acolheram um dos seus versos neste “Dime Por Qué”, produzido pelo não menos lendário Trellion.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos