7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.

 


[Lil Wayne] “Uproar” feat. Swizz Beatz

O mundo esperou e Lil Wayne correspondeu. Tha Carter V é um daqueles raros discos deste século com quase uma hora e meia de duração, que engloba 23 faixas de contornos clássicos. O rapper de Louisiana não desiludiu naquele que é o derradeiro capítulo da sua mais emblemática série de edições, um sério candidato a constar nas posições de destaque das listas de melhores álbuns do ano. “Uproar” é uma das primeiras faixas de Tha Carter V, um verdadeiro party anthem que conta com a ajuda do inconfundível Swizz Beatz. DJs: já experimentaram esta nos vossos sets?

 


[Freddie Gibbs] “Death Row” feat. 03 Greedo

“Death Row” recria o clássico “Boyz-N-The-Hood”, de Eazy-E, adapta-o à realidade actual do rapper e pisca o olho à mítica editora que carimbou discos intemporais de Dr. Dre ou 2Pac. O tema foi uma das escolhas de Gangsta Gibbs para entrar nas contas do seu mais recente Freddie, uma mixtape repleta de bangers na qual a bandidagem anda de mãos dadas com a apetência para a dança. 03 Greedo colabora em “Death Row” e foi a tempo de gravar o videoclipe ao lado de Gibbs antes de ter sido detido a meio do Verão. O MC de Gary, Indiana, está, neste momento, em digressão até Dezembro e tem os seus fãs sedentos pela sequela de Piñata, um clássico instantâneo que criou com Madlib em 2014.

 


[COLÓNIA CALÚNIA] “CAIXÃO”

Secta e Metamorfiko são os coveiros do hip hop nacional, prestes a meter numa vala comum tudo o que é música monótona e repetida com a edição de [caixa] — o primeiro álbum da dupla sai carimbado pelo colectivo COLÓNIA CALÚNIA, naquele que está a ser o ano mais produtivo dos pupilos de VULTO.. Rapper e produtor idealizaram o conceito visual apresentado em “CAIXÃO”, que foi filmado por Sebastião Santana, em nome da sua Uppercut Inc., e editado por Luís Almeida. Podem já passar ao próximo tema, se este não chegou para vos fazer “CÓCEGAS”.

 


[Dirty Dike] “Whoa” feat. Lee Scott (Prod. Pete Cannon)

Dirty Dike rompeu um silêncio editorial de três anos para abrir o caminho para um novo disco. Depois de lançar Sucking On Prawns In The Moonlight e produzir o álbum de estreia de Ocean Wisdom, o MC e beatmaker de Londres está de regresso às edições em nome próprio pela High Focus Records, ele que é um dos nomes com mais créditos espalhados pelo catálogo da label de Fliptrix. “Woah” faz parte de um duplo single, a par de “Permanent Midnight”, e antecipa o lançamento de Acrylic Snail, apontado para “breve” pela High Focus.

 


[Jam Baxter] “Vulture” (Prod. Last Japan)

Last Japan mete o grime novamente no centro da conversa, ele que assina a hipnótica batida deste “Vulture”. Jam Baxter representa bem o seu papel no tema, ele que é um dos artistas mais sombrios do plantel da High Focus Records. “Vulture” tem a assinatura de Spin City Visuals, que filmou o videoclipe em Saigão, Vietname. O tema sucede a “Saliva” e é um novo avanço rumo a Touching Scenes, um novo álbum que Jam Baxter tem na agenda para o dia 16 de Novembro.

 


[GÁBE] “As Noites Contam Histórias” Feat. Ângela Polícia (Prod. Bova)

GÁBE e Ângela Polícia formam a mais recente parelha luso-brasileira, cuja ligação se deu através de contactos pela Internet. Ambos partilham as histórias daquilo que os seus olhos captam de noite, um conjunto de insónias retratado em imagens graças às lentes da equipa da JODO, que tem assinado conteúdos regulares no seu próprio canal em torno dos artistas que vão agitando as águas na cena new school do Brasil.

 


[IDK] IWASVERYBAD (Season 1)

A vida em Prince George’s County, Maryland, está agora documentada no primeiro segmento do video-disco de IDK. IWASVERYBAD (Season 1) tem como banda sonora os temas que fizeram parte de IWASVERYBAD, o disco de estreia do rapper, que foi editado há um ano pela Adult Swim. Jaimie Sanchez e o próprio IDK são os responsáveis pela realização da peça, que esteve em destaque no canal da Noisey na última semana, acompanhado por uma entrevista ao artista.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira

Latest posts by Gonçalo Oliveira (see all)