7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.

 


[Porchy] “Savages And Bandits”

A banalização do trap dificulta a tarefa de encontrar praticantes com um cunho mais personalizado, mas zonas como Chicago, Londres ou Montreal vão usufruindo das mais interessantes mutações do género.

Podem adicionar o nome de Porchy na vossa playlist de música nacional. Com passagem por Inglaterra e actualmente a residir na Rússia, Dário Vieira é uma aposta segura para manter debaixo de olho. Depois de dois LPs editados, produções e colaborações com o peso-pesado do ruski rap Oxxxymiron e as parcerias com Fumaxa, Bispo ou Chyna, Porchy vai agora lançar Waves, um disco que sai no final deste mês. “Savages And Bandits” é um dos avanços desse projecto e alia capacidade de canto à perícia na escrita de versos com um vídeo à medida a retratar os caminhos mais obscuros do trap.

 


[Tyler, the Creator] “See You Again”

Tyler está um homem feito. Não é só a sua música que continua a impressionar: também conseguiu neste “See You Again” dar vida àquele que é, possivelmente, o seu melhor trabalho enquanto realizador. Cores vibrantes e planos inovadores fazem de Wolf Haley um nome a ter em conta aquando do debate sobre as mentes mais brilhantes por detrás dos videoclipes que saíram nos últimos anos.

 


[DJ Muggs] “Assassination Day” feat. MF DOOM

Com Kool G Rap fora da equação, DJ Muggs e MF DOOM formam uma dupla de snipers de elite em “Assassination Day”. Patric Magno e Edgar Neri são os ilustradores responsáveis pelo retrato do evento sangrento. E o presidente Hopeful West encontra-se na mira dos dois veteranos…

“Assassination Day” é um dos temas fortes de Dia Del Asesinato, um novo disco a solo de DJ Muugs que está recheado de bons convidados da arte das rimas.

 


[Sean Price] “Apartheid” feat. Buckshot & Steele of Smif N Wessun

O passado dia 8 de Agosto marcou o terceiro aniversário da morte do lendário Sean Price. Para assinalar a data, a Duck Down Music lançou o videoclipe para “Apartheid”, uma das faixas de Imperius Rex, o disco póstumo do malogrado rapper de Brooklyn.

 


[Fuse] “Sangue Frio”

O Inspector Mórbido trouxe-nos mais um vídeo da sua Caixa de Pandora. “Sangue Frio” é um ataque a todos aqueles que seguem modas de forma cega e abdicam do conhecimento em troca das visualizações. Igual a si mesmo, Fuse mantém a fasquia elevada quando o assunto é rap para homens de barba rija.

 


[The NorthaZe] “DayTwoRescue”

Swish e Kosi Tides inspiraram-se no clássico Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, para a série de lançamentos Pulp Diction, que entrou no terceiro capítulo no passado dia 10. É de lá que salta este “DayTwoRescue”, um videoclipe que coloca os The NorthaZe na pele de Vincent Vega e Jules Winnfield. A dupla de Leeds faz agora parte do plantel da Blah Records, de Lee Scott, que viu em Pulp Diction 3 uma mais-valia para o seu catálogo.

 


[Viper] “I Promise 2 Decapitate 1 of These Bitch Ass Police”

No ano que se comemora uma década de Lil B a solo, faz sentido pensar uma vez mais nas portas que o Based God abriu a toda uma nova geração de artistas que vivem na Internet. O caso mediático mais recente será, talvez, JPEGMAFIA, a quem o veterano Viper dedicou uma “diss track” servida num videoclipe cuja mira aponta a MC Ride, dos Death Grips(?!).

Com dezenas de lançamentos avulso coleccionados no seu canal no YouTube, que foi apenas criado há um par de meses, “I Promise 2 Decapitate 1 of These Bitch Ass Police” é dos mais frescos e catchy da lista — balada ácida com a voz manipulada, naquele que poderá ser o maior pitchdown da história do rap. Num vídeo totalmente dessincronizado, Viper permanece imortal no meio de uma troca de tiros entre a polícia e um conjunto de criminosos.

Apesar da importância de Lil B para o aparecimento de todos estes fenómenos, Lee Carter pode até ter aparecido no game primeiro do que o seu colega, estando neste momento em fase de reactivação de carreira. You’ll Cowards Don’t Even Smoke Crack, a única mixtape alguma vez comercializada por Viper, celebra dez anos e o rapper lançou-a em vinil e cassete como forma de celebração.

Viper parece ter vindo para ficar e até já tem um novo alvo: Anthony Fantano dedicou-lhe uma sátira em vídeo e o rapper de Houston, Texas, respondeu como uma nova “diss track”. Muito cuidado.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira