7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.

 


[Nobodies Home x Lee Scott x Sniff] “ADHD CONCERTO 77 Side A“

Lee Scott presta uma “homenagem” à hiperactividade com um novo EP, ao lado de Nobodies Home e Sniff. Aliando a qualidade à quantidade, ADHD CONCERTO 77 é um novo lançamento com o carimbo da Blah Records. A melhor parte: o Lado A deste curta-duração mereceu um vídeo integral com realização do próprio Lee Scott, que fez de ADHD CONCERTO 77 uma pequena peça cinematográfica de baixo investimento. Vibes melancólicas para deprimir com estilo na companhia do ponta-de-lança inglês. Venha daí também esse Lado B.

 


[Denzel Curry] “CLOUT COBAIN | CLOUT CO13A1N”

O final do mês vai trazer-nos nova música de Denzel Curry. “PERCS | PERCZ”, “SUMO | ZUMO” e o mais recente “CLOUT COBAIN | CLOUT CO13A1N” são os três temas já disponíveis para uma escuta prévia. Dividido em três partes, TA13OO terá vários contrastes temáticos e musicais, rotulados de “Light”, “Grey” e “Dark”. No novo vídeo, Denzel mergulha na paranóia e nos pensamentos suicidas, evocando o espírito do eterno frontman dos Nirvana. JPEGMAFIA, GoldLink ou J.I.D são algumas das participações garantidas em TA13OO.

 


[Black Eyed Peas] “Get It”

will.i.am, apl.de.ap e Taboo estão a deixar-nos as melhores indicações possíveis para um novo disco, que marca o regresso do grupo à sua formação original a três vozes. A crítica social presente em “Street Livin’” e “Ring The Alarm pt.1, pt.2, pt.3” estende-se para este novo “Get It”, que mereceu uma estreia no canal YouTube na Noisey. Ainda sem data de edição confirmada para Masters of The Sun, o primeiro disco em oito anos, os Black Eyed Peas avançaram várias datas ao vivo para o continente europeu, que será o primeiro a receber o trio neste seu regresso à actividade. Portugal não está nos planos de will.i.am e companhia mas, tendo em conta os singles que os BEP nos têm apresentado, torna-se tentador dar um pulo ao Reino Unido ou à Alemanha entre Outubro e Novembro.

 


[Mac Miller] “Self Care”

A presença de Mac Miller faz-se sentir com regularidade, mesmo no espaço de tempo que separa as edições dos seus álbuns. The Divine Feminine foi o seu último, lançado em 2016, o segundo desde que assinou um contrato com a Warner Brothers Records. SWIMMING, o seu sucessor, está agora a caminho e já tem data marcada para aterrar no mercado musical. “Self Care” é um dos temas do alinhamento escolhido pelo rapper de Pittsburgh, Pensilvânia, bem como “Small Worlds”, faixa que foi lançada simultaneamente com “Buttons” e “Programs”, num triplo presente de Mac Miller para os seus ouvintes, em Maio passado.

 


[tobi lou] “The Blue”

Rima, canta e produz. tobi lou estreou-se este ano com dois EPs e já nos conquistou a atenção. “The Blue” é uma faixa pertencente ao seu mais recente tobi lou and the Loop e tem Chatroom a auxiliá-lo na produção. O entusiasmante artista de Chicago tem colaborado com Smino ou Cam O’bi e parece estar num óptimo caminho para a total afirmação pessoal.

 


[Soweto Kinch x Casey Da SkullKrusha x TrueMendous] “Nasty”

Soweto Kinch leva 20 anos de carreira ligado ao jazz britânico como saxofonista e tem mantido uma forte ligação ao hip hop. O MC e produtor nas horas vagas juntou-se a Casey Da SkullKrusha para esculpir No beats for Bartholomew, o primeiro disco desta parceria. “Nasty” é o single de apresentação, que conta com um vídeo realizado pela equipa da Sektion Red e a participação da talentosa TrueMendous.

 


[BEXEY] “CUTTHROAT SMILE”

Foi em 2015 que BEXEY apareceu ao lado do malogrado Lil Peep no EP Romeo’s Regrets. Desde então que o rapper conquistou um certo estatuto de culto em torno da sua música no SoundCloud, local onde vai somando vários EPs e muitas faixas avulso. Depois de uma colaboração bem sucedida ao lado de Fat Nick no arranque de 2018, BEXEY junta-se agora aos $UICIDEBOY$ em “CUTTHROAT SMILE”, produzido pelo seu habitual parceiro stereoRYZE.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira