7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.

 


[AKapella47] “InterCIDADES”

Na cegueira gerada pelo que já não é relevante (mas que, ainda assim, nos “obrigam” a ver), passou totalmente despercebido um dos melhores conteúdos audiovisuais produzidos em Portugal em 2018. Falamos de Chullage (ou AKapella47, como preferirem) que, durante dez minutos, recita um poema de intervenção neste “InterCIDADES”, servido com um vídeo realizado por Sliitz, com produção do Vhils Studio e Solid Dogma. A palavra e o breakdance são a arma de combate para travar as imagens que passam em pano de fundo, reflexo da sociedade moderna e da cultura do instantâneo e descartável.

 


[The Carters] “Apeshit”

Beyoncé e Jay-Z editaram um disco surpresa no passado fim-de-semana. Everything Is Love contém nove temas e “Apeshit” é o primeiro a ser apresentado em videoclipe. O par afirma estar no topo da sua forma, com várias das peças expostas no Louve, em Paris, a servir de demonstração de poder/luxúria. “Apeshit” é produzido por Pharrell Williams, conta com ad-libs de Quavo e Offset e tem realização de Ricky Saiz. Depois dos discos a solo, os Carters assumem a derradeira terapia de casal em Everything Is Love.

 


[IAMDDB] “Drippy”

“Running”, editado em Abril, fechou o capítulo de Hoodrich Vol.3 de IAMDDB. A britânica com “sangue” português e angolano começou agora a levantar o véu sobre o seu próximo projecto com a edição de “Drippy”, o primeiro avanço de Flight Mode Vol. 4. IAMDDB já garantiu que o seu próximo será composto por oito faixas e que verá a luz do dia na próxima sexta-feira.

 


[Logic] “Contra”

Logic continua a abrir caminho na indústria musical e o seu sucesso tem dado frutos visíveis. O rapper da Def Jam Recordings faz-se à estrada a alta velocidade com todo o dinheiro que lhe é possível levar no carro. Um conceito visual de ostentação, pouco ou nada utilizado pelo norte-americano em situações anteriores. Mike Holland, seu colaborador frequente, é quem assina a realização do videoclipe para o tema retirado da sua mais recente mixtape, Bobby Tarantino II.

 


[Meyhem Lauren & DJ Muggs] “Northern Blvd”

A voz das ruas ecoa novamente em mais um avanço de Frozen Angels, o novo EP de Meyhem Lauren & DJ Muggs. O rapper de Queens foge a uma operação stop montada pela polícia, mas não sem antes premir o gatilho verbal que o leva a relatar algumas das suas vivências em Northern Boulevard.

 


[MIKE] “Time Will Tell”

MIKE volta a recorrer à temática do tempo depois de “Time Ain’t Enough”, o single de apresentação do seu mais recente EP. De Black Soap também saiu o vídeo para “Ministry” e o rapper de Nova Iorque parece estar disposto a seguir em frente com novos projectos, depois da sua estreia pela Lex Recordings. “Time Will Tell” é um curto tema composto por apenas um verso introspectivo debitado sobre um beat esquelético mas hipnótico.

 


[Trizz] “Backwards” Feat. King Iso

Presença habitual nesta rubrica, Trizz é o newcomer que o horrorcore precisava. King Iso junta-se ao rapper californiano neste novo single de Ashes N Dust, o seu álbum de estreia pela Below System Records. Em “Backwards”, os dois MCs diferem golpes cirúrgicos em cima de uma batida digna de um filme de terror.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira