7 Dias, 7 Vídeos

[FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto por onde espreitar e escutar.

 


https://youtu.be/JtDXbkByWtA

 

[TYLER, THE CREATOR] “Cherry Bomb & Smuckers Live @ Jimmy Kimmel”

Uma boa tarde passada com Tyler e a orquestra. Após uma bem sucedida experiência ao fundir o seu rap alternativo aos campos da pop com Cherry Bomb, o rapper de L.A., um dos fundadores do colectivo Odd Future, chega-se à frente no palco e lidera todo um vasto número de músicos neste interessante medley. Forma-se um círculo aos rasgares distorcidos da guitarra, pronto para o moche inicial de “Cherry Bomb”, o espírito punk deste momento mais hardcore é intenso. Eis que os instrumentos nos transportam para lados bem distintos e Tyler decide presentear-nos com uma exibição personalizada de “Smuckers” que consegue levantar qualquer ego. Os pensamentos de um jovem que desde cedo pisou os terrenos da música e conhece bem toda a sua indústria. Para terminar há um solo de piano pelas mãos do próprio Tyler. A versatilidade a nível sonoro é impressionante. E ele dá-se bem com isso.

 


 

[ALEX WILEY] “Heavens Gate”

Uma pausa de dois minutos para relaxar no quintal de Mac Miller na companhia de Alex Wiley. O jovem MC de Chicago ainda goza do período de férias após o EP lançado no inicio do ano. Um pequeno momento para desfrutar do sucesso e das coisas boas da vida. As vozes que ouve dentro da cabeça são de motivação.

Um sample de voz bastante improvável, com muito eco, que soa a algo místico, talvez o caminho para a tal “Heavens Door”. Não há espaço para pensamentos negativos e isso demonstra a ambição de querer dar seguimento a este momentum. Esperemos que seja com mais projectos.

 


 

[STINKIN SLUMROK] “Dinner’s Ready (Prod. Reklews)”

Rap no seu estado mais cru. Stinkin Slumrok edita agora o vídeo para um dos temas do seu mais recente Don Pong, uma das melhores surpresas deste ano vinda de terras britânicas. Acompanhado na produção por Reklews que nos delicia com este beat de contornos de horror e paranóia, espaços sombrios pouco explorados nos dias de hoje onde somos atropelados por este comboio lírico em jeito criminal. Mais um nome londrino a ter em conta.

 


 

[PHEO. FEAT. STEVE LIRIKS] “Medianos (Prod. AFTA-1)”

É em plena época de calor que Pheo. nos oferece este novo single, bem smooth, a contemplar o sol e toda a alegria que gira em torno da sua presença. A Califórnia aqui tão ao lado quando nos deixamos levar pelo som, embalados na frases do MC que prepara um novo projecto após três anos sem edições. Teclas de encher a alma, vozes doces e uma linha de baixo como muitos gostariam de ter num beat seu, orgânica. Avocados em todo o lado e um bom peito impresso na t-shirt, o sol e o campo, tudo ingredientes que nos levam a viajar para lugares paradisíacos rodeados de boa companhia.

 


 

[JADEN SMITH] “Scarface (Prod. Daniel D’Artiste)”

Em terrenos que provavelmente não o imaginaríamos pisar, Jaden Smith abraça a bass music neste poderoso single retirado do seu último This Is The Album. “All you jokers think I’m tripping better think again”, lança-nos, como quem diz estar presente num jogo que já faz parte da sua vida desde tenra idade, e com a cara lavada. Um tema de claras inspirações em Drake ou Kanye West, aliado à criatividade que lhe corre no sangue graças ao meio onde cresceu, faz deste Jaden um rapper mais evoluído, tanto ao nível da sonoridade como da letra, sem medo de abraçar novos desafios e explorar todos esses graves que saem a bombar em downtempo aliado a uma escrita impiedosa que nos mostra que este pode ser o caminho que o vai, finalmente, colocar no mapa.

 


 

[MIGUEL FEAT. KURUPT] “NWA”

Já desvendado há umas semanas no seu “WILDHEART Chapter 1“, chega-nos agora a versão solta do vídeo “NWA”. Esta é para todos os OG’s. E para as suas ladies.

Ao contrário do que Miguel vem expressando nas suas músicas, este não é um tema de amor, pelo menos não daqueles a que estamos acostumados. Viver sem compromisso, como um gangsta do romance, a derreter corações pela estrada fora. E elas também gostam. Afinal de contas só se querem divertir.

Destaque também para os versos de Kurupt, que surge bem montado neste videoclipe. O lendário MC que se associa ao movimento West Coast entra com uns quantos versos delirantes nesta espécie de slow G Funk.

 


 

[JAY PHAROAH] Imitações de Nicki Minaj e Drake

Enquanto comemos as pipocas sugeridas pelo Rui Miguel Abreu, mudamos de canal por minutos para assistir a uma reacção menos habitual mas muito engraçada. O comediante Jay Pharoah dá-nos os pontos de vista do beef entre Meek Mill e Drake na voz de Nicki Minaj e do próprio Drake. A brincadeira termina num freestyle que até acaba por se tornar interessante ao vermos como Jay detecta todos os pequenos tiques do rapper canadiano.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira