pub

Publicado a: 22/01/2018

7 Dias, 7 Vídeos

Publicado a: 22/01/2018

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Ellisdawg

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto por onde espreitar e escutar.

 


[Cut Chemist] “Metalstorm” feat. Edan e Mr. Lif

Enquanto aguardamos o LP de regresso do histórico DJ e produtor norte-americano, Cut Chemist levanta o véu. “Work My Mind” foi a primeira amostra de Die Cut, seguindo-se “Madman”, o tema que deu origem ao título do EP que editou na recta final de 2017 e que consiste numa curta compilação de temas seus com Mumbles e Gone Beyond à mistura.

“Metalstorm” é o novo avanço referente ao disco que edita em breve, a 2 de Março, e é o vídeo que marca também a estreia em absoluto de Cut Chemist enquanto realizador. Edan e Mr. Lif são os convidados para este tema, que é a continuação do tempestuoso “Storm” — uma das faixas single de The Audience’s Listening, editado há mais de 10 anos.

 


[Dave East] “The Hated” feat. Nas

Paranoia 2 foi uma das edições que marcaram a semana passada — o segundo capitulo da série de mixtapes que Dave East iniciou no ano passado volta a colocar o seu nome no catálogo da Mass Appeal e da Def Jam, arrecadando mais algumas colaborações vistosas como Tory Lanez, Lloyd Banks ou T.I..

Mas parece que Dave East ainda não esqueceu completamente o trabalho de longa-duração com o qual nos presenteou em 2017. “The Hated” foi um dos temas presentes em Paranoia: A True Story e chegou agora ao formato de videoclipe para ajudar na promoção do novo projecto. Em modo cinemático, a curta-metragem de 10 minutos coloca Dave de volta às ruas e veste a pele de um traficante para nos dar a conhecer a história de Anthony e Corey.

Para o desgosto dos fãs mais aguerridos de Nas, este é um daqueles temas à moda do clickbait, com o patrão da Mass Appeal a marcar presença em “The Hated” apenas com um shoutout ao seu pupilo. Mas não desesperem: também dentro deste raio temporal de sete dias foi possível dar de caras com “Wrote My Way Out”, um videoclipe referente à Hamilton Mixtape, de Lin-Manuel Miranda, no qual podem assistir a Nas e Dave East, juntos, em verdadeira acção, com Aloe Blacc no refrão.

 


[Black Josh & Lee Scott] “Chicken Pill” (prod. Sam Zircon)

A dupla da Blah Records vai-se mostrando bastante activa no capítulo audiovisual neste arranque de 2018. Deste lado, os avanços de Attack of the 50,000 ft SWEG LAWDS from Outer Space continuam a ser acompanhados todas as semanas. Este é um projecto vindo do Reino Unido que, embora tenha sido gravado em 2015 numa cozinha, vai merecendo toda a atenção -. não fossem Lee Scott e Black Josh dois dos mais talentosos MCs do underground praticado em terras de sua majestade. “Chicken Pill” é uma malha carregada de frequências graves a baixas rotações e envolta numa linha melódica bastante desconcertante. As rimas dispensam apresentações, com o lado mais parvo e imundo do nonsense a ditar a sua lei na batida de Sam Zircon.

 


[Domo Genesis] “Me Vs. Me” (prod. Evidence)

Deixem passar um dos mais talentosos produtos do colectivo Odd Future que continua a fazer justiça à vertente clássica do hip hop. “Me Vs. Me” é uma luta interior por parte de um rapper que vê no espelho o seu potencial reflectido e que sente dificuldade em ganhar mais protagonismo. A verdade é que, por mais que os media o ignorem, a nata do rap norte-americano vê em Domo Genesis um modelo a seguir.

Evidence assina toda a produção de Aren’t U Glad You’re U?, a nova mixtape do MC da OFWGKTA, e até agarra mesmo uma faixa só para si para lançar um apelo. “Fuck A Co-Sign” é um tema de crítica ao estado actual do hip hop, lembrando também que por aí ainda existem alguns liricistas inspiradores: “Conheço gajos que ainda me fazem ir ao encontro da caneta.”

 


[Mayhem Lauren & DJ Muggs] “151

Gems From The Equinox saiu há dois meses, mas ainda existem frutos a colher desta colaboração entre Mayhem Lauren e DJ Muggs. “151” é o novo vídeo da dupla, um dos temas presentes no disco que editaram em Novembro. Um autêntico showcase de rimas, servido num instrumental aquecido a lume brando, com recurso a um break de bateria e alguns rasgos de guitarra. O novo pedaço audiovisual carimbado pela Soul Assassins é realizado pelo próprio DJ Muggs, que carregou este “151” com efeitos trippy que quase nos fazem revirar os olhos.

 


[SiR] “Summer in November”

Mais uma edição de qualidade com o carimbo da Top Dawg Entertainment. Visto que em 2017 Kendrick Lamar lançou o aclamado DAMN. e SZA se apresentou com Ctrl, vale a pena ficar atento aos nomes que se seguem na editora da Costa Oeste, agora que a maré acalmou e se abrem novas vagas para que outros artistas se possam afirmar perante o público. SiR é o primeiro desse lote a dar a cara em 2018 com November — do segundo disco da carreira, o primeiro desde que assinou há um ano pela label de Anthony Tiffith, sai este vídeo para “Summer in November”, o último dos 11 temas que fez alinhar no projecto. R&b quente e cativante para derreter o gelo do Inverno.

 


[Deca] “Mammon’s Mantra”

Depois de uma interessante aparição em 2017 com The Way Through, Deca regressa ao álbum que editou em Outubro para dar uma nova vida a “Mammon’s Mantra”. Seguindo o mesmo conceito do anterior “Skyward”, é o próprio artista quem desenvolve com o ilustrador Steven Mertens as ideias para as animações que compõem o videoclipe.

Deca é um rapper, produtor e artista gráfico que reside em Nova Iorque, com presença no hip hop há mais de uma década. Vale a pena recuperar alguns dos trabalhos que tem expostos no Bandcamp — “Breadcrumbs”, o single que mais alcance obteve no YouTube, é também produto da fórmula visual que tem desenvolvido com Steven Mertens.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos