Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Pink Siifu] “SCREW4LIFE’! RIPJALEN’!”
Foi de forma discreta que Pink Siifu regressou aos lançamentos a solo no final do mês passado, com “SCREW4LIFE’! RIPJALEN’!” a dar entrada nas plataformas de streaming apenas em formato de áudio. O single ganhou novo destaque na semana que passou graças à peça visual conduzida por Noah Porter e Dynamite Hill, que trouxe o camaleónico MC do Alabama de volta ao YouTube. Fruto de um esforço conjunto entre iiye, Apollo Rome e Mario Luciano na produção, a faixa começa calma em jeito lo-fi e transforma-se a meio num potente banger trap que faz estremecer o subsolo.
[Navy Blue] “Red Roses”
Por esta altura, Ka estará certamente a bater palmas enquanto olha para Navy Blue lá de cima. Um dos poucos rappers da nova geração que tiveram a rara oportunidade de contracenar com o malogrado MC de Brownsville lançou este ano o álbum Memoirs In Armour, em mais uma mostra de grande maturidade e vulnerabilidade ao microfone. Um dos poemas mais belos que por lá podemos apanhar é o de “Red Roses”, um tema drumless e cheio de alma esculpido com a ajuda do sempre infalível Nicholas Craven, que agora conta com o respectivo acompanhamento visual dirigido por Nicholas Stafford Briggs, no qual podemos ver Navy Blue rodeado de pombos enquanto espalha a sua mensagem de esperança.
[Ray Vaughn] “East Chatt” feat. Isaiah Rashad
Isaiah Rashad não só colabora como tem a honra de abrir este “East Chatt” com um primeiro verso cheio de genica sobre a sonhadora batida alicerçada por Devin Malik, Nabeyin e Rory Behr. Mas o single é de Ray Vaughn, um dos nomes que se seguem na agenda de futuros grandes talentos a serem lançados pela metódica e reputada Top Dawg Entertainment. Após algumas músicas avulso, esta nova “East Chatt” chega com a promessa de que irá integrar o EP de estreia do rapper californiano, The Good, The Bad & The Dollar Menu, previsto para nos chegar aos ouvidos ainda este ano.
[Maverick Sabre] “Face In The Crowd”
Maverick Sabre já cá anda há uns bons anos e tem-se notabilizado, acima de tudo, pelas canções que tem vindo a dividir com Jorja Smith ao longo da carreira de ambos. A cantora de West Midlands é hoje um dos nomes mais agigantados da indústria fonográfica do Reino Unido e tem ajudado o MC de Londres no lançamento dos seus projectos através da sua editora FAMM. Foi assim que aconteceu com o novíssimo Burn The Right Things Down, um LP que cruza hip hop, neo-soul e até blues ou folk, do qual faz parte este combustível para a alma que é “Face In The Crowd”.
[Fly Anakin] “YOUGOTME!!!”
Agora é para renovar. Depois de ter assinado pela Lex Records para editas os lados A e B de Skinemaxxx no ano passado sem se afastar muito do seu estilo habitual, Fly Anakin vem mais corrosivo no novo single que estende a sua ligação ao selo britânico que já carimbou obras de gente tão importante quanto MF DOOM, Danger Mouse, BADBADNOTGOOD ou Ghostface Killah. Numa caótica produção assinada por Quelle Chris, o rapper que este ano lançou &Friends2 e desempenhou um papel importante na estreia em disco dos Mutant Academy arrisca numa cadência mais fora-da-caixa, que inspira este delirante videoclipe imaginado por Anya Asano.
[FKA twigs] “Drums of Death”
Numa batida que liberta toxinas nocivas para qualquer ser dotado de capacidade de escuta, FKA twigs serpenteia a sua lírica recheada de glitch em mais um avanço do muito aguardado EUSEXUA, que será um dos primeiros lançamentos que vamos poder colher do ano que se avizinha — dia 24 de Janeiro. Além da inovação sónica pela forma como combina o R&B com um certo pendor rave, a versátil artista inglesa ganha pontos extra pela inquietante coreografia registada num escritório, onde o ambiente corporativo rapidamente dá lugar à sedução.
[Tyler, The Creator] MASK IS OFF: CHROMAKOPIA
Muito se tem falado sobre CHROMAKOPIA, o mais recente LP de um dos artistas mais dotados da sua geração, Tyler, The Creator. O Rimas e Batidas tem, também, contribuído para esse debate, mas há agora um nova peça que nos pode ajudar a formar este puzzle de uma forma ainda mais nítida. Em seis minutos de vídeo, MASK IS OFF: CHROMAKOPIA oferece um olhar sobre as diferentes sessões de gravação para os temas do sucessor de CALL ME IF YOU GET LOST, dos registos mais caseiros àqueles protagonizados em estúdios profissionais. É mais uma ferramenta para nos ajudar a descodificar o som de um dos discos que, certamente, entrará na corrida aos projectos mais marcantes deste ano.