pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/11/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 04/11/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[ZEP] “TRYING TO SAY SOMETHING”

Temos de ter uma conversa sobre ZEP. Há um certo burburinho em torno das contas Instagram e TikTok deste cantor, MC, multi-instrumentista e produtor dos Países Baixos, que tem estado a soltar inúmeros vídeos das suas prestações musicais — ao vivo e em estúdio — para gáudio dos melómanos cibernautas. Apesar de ainda somar poucos lançamentos nas principais plataformas de streaming, são já em número suficiente para deixar bem patente ao que veio: abordar a criação de música electrónica sem quaisquer tipo de barreiras ao nível das influências, indo do metal ao emo e do techno ao jungle. Com laivos de jazz por entre uma batida bem pujante, “TRYING TO SAY SOMETHING” é o seu mais recente banger que podem usar como ingrediente secreto para animar qualquer festa.


[MF DOOM] “Vomitspit”

São várias as reedições físicas e produtos de merchandise alusivos ao 20º aniversário de MM..FOOD que já se encontram disponíveis para encomendar na loja online de MF DOOM, mas as celebrações em torno do clássico disco do malogrado rapper da máscara de ferro não se ficam por aí. Depois do inédito remix de Madlib para o tema “One Beer”, há agora um videoclipe para “Vomitspot” disponível no YouTube, uma animação de Saber que faz justiça ao universo cartoonesco daquele que é um dos mais sigulares artistas de todos os tempos a ter despontado nos campos do hip hop.


[Denzel Curry] “Still In The Paint” feat. LAZER DIM 700 & Bktherula

Foi em Julho passado que Denzel Curry nos ofereceu o segundo volume para a série King Of The Mischievous South, iniciada num já distante ano de 2012. Composta por 15 temas, a mixtape vai agora ser alvo de um tratamento deluxe, que a tornará ainda mais extensa com a adição de 4 faixas inéditas. Uma delas é este “Still In The Paint”, que interpola “Hard In Da Paint”, clássico sulista de 2009 assinado por Waka Flocka Flame.


[Freddie Gibbs] “On The Set”

As coisas andavam calmas para os lados de Freddie Gibbs, até que, numa questão de dias, anunciou e lançou um novo álbum, You Only Die 1nce, que aterrou nas plataformas de streaming na sexta-feira transacta. E a chegada do sucessor de $oul $old $eparately (2022) significou, também, novidades no capítulo audiovisual, escolhendo “On The Set” como principal single do LP, que foi servido em conjunto com um videoclipe realizado por Harley Astorga, Ben “Lambo” Lambert e o próprio Freddie Gibbs.


[Onoe Caponoe] “Fright Night”

Segundo Onoe Caponoe, o objectivo era que o seu mais recente trabalho soasse “como se o Prince se encontrasse com o Max B numa festa de Halloween”. Lançado em Julho deste ano, Tears of the Dragon é, por isso, um disco capaz de pregar uns valentes sustos às cabeças mais sensíveis, sem estômago para digerir com facilidade aquilo que de melhor borbulha no subsolo. A passada sexta-feira, 31 de Outubro, foi a altura perfeita para voltar a trazer esse registo à tona com “Fright Night”, que agora surge retratado em vídeo por Honey JD.


[Lupe Fiasco] “Palaces”

Rico no conceito e na narrativa, Samurai foi o álbum que o veterano Lupe Fiasco rubricou no arranque do Verão passado. O complexo liricismo do rapper de Chicago, Illinois, volta a ser um argumento forte por entre uma panóplia de batidas jazzy, como se comprova neste “Palaces”, o tema escolhido para virar o mais recente single desse projecto.


[Caribou] Ao Vivo @ Boiler Room: Belfast

Mais do que um mero DJ e produtor, Caribou afirma-se como um músico completo com a ambição de promover o melhor espectáculo ao vivo possível para dar a conhecer a sua obra em cima dos palcos. A sua mais ambiciosa investida até à data nesse sentido recai nas apresentações do seu novo longa-duração, Honey, algo que os mais curiosos podem agora testemunhar através da tela do YouTube graças à plataforma Boiler Room, que trouxe o espectáculo do canadiano até Belfast e também à esfera digital. É música electrónica de dança recriada em contexto de banda e que se torna ainda mais interessante pelas novas camadas e dinamismo que imprime.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos