pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/10/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/10/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Tyler, The Creator] “THOUGHT I WAS DEAD”

Foi o derradeiro aviso relativamente a CHROMAKOPIA, o álbum com que Tyler, The Creator nos abençoou hoje mesmo para arrancarmos uma nova semana com um sabor diferente. “THOUGHT I WAS DEAD”, que em disco soma contributo de ScHoolboy Q, foi apresentado numa versão encurtada no passado sábado através de um videoclipe realizado pelo próprio rapper e produtor, dando continuidade à estética monocromática e militar dos restantes acompanhamentos visuais que têm estado ligados ao sucessor de CALL ME IF YOU GEST LOST. Se dúvidas existissem, o egotrip endiabrado e a batida frenética deste single frisam o quão vivo está Tyler nesta recta final de 2024.


[Oklou] “obvious”

A francesa Oklou cativou os nossos ouvidos com os seus novos dois temas — primeiro com “harvest sky”, agora com “Obvious”, uma faixa etérea e sonhadora que mistura paisagens sonoras electrónicas com pensamentos do foro pessoal. A canção apresenta a produção atmosférica caraterística da cantora, DJ e artesão sonora, cuja voz assombrosamente delicada explora a vulnerabilidade sentida no amor. O deleite alt-pop aguça ainda mais o apetite para aquele que possa vir a ser o próximo disco da artista que já andou em digressão com gente como Oneohtrix Point Never e Caroline Polachek.


[Samara Cyn] “Rolling Stone”

Samara Cyn soma e segue a cada vídeo e “Rolling Stone” prima pela ousadia com que mistura diferentes géneros musicais, como o rap, o R&B alternativo e o rock de pendor indie. A produção suave e descontraída é a cama perfeita para a letra introspectiva da cantora e MC se deitar, perfazendo uma canção autêntica e crua pela sua profundidade emocional. O vídeo aterrou no YouTube precisamente no dia em que Samara Cyn se estreou nos álbuns com o muito aguardado The Drive Home, onde constam os singles previamente editados (e aplaudidos) “Sinner” e “Chrome”.


[Vitamin G & Mr Slipz] “Prophet of Doom”

Faz muito frio quando Vitamin G se solta ao microfone por cima das sinistras batidas de Mr Slipz. Por esta altura não restam dúvidas do quão incontornável é o MC de Brighton neste ano de 2024, ele que destila doses letais de veneno lírico no altamente tóxico Prophet of Doom, LP que dividiu com o já mencionado produtor no final da semana transacta, tendo usado este “Prophet of Doom” enquanto 5º videoclipe para uma saga que deixará marcas no underground britânico.


[Aminé & Smino] “Passenger Princess”

“Passenger Princess” e “Adam” foi o “dois por um” com que Aminé nos brindou no decorrer da última semana, com o primeiro deste par de temas a ter direito a brindes pela participação do sempre carismático Smino e pelo tratamento visual em destaque no incontornável canal Lyrical Lemonade, aqui com Hugo Rubiano a assumir as despesas de realizador convidado. Em quase três minutos de som, os dois rappers tratam o amor de forma lúdica e descontraída, aplicando-lhe adicional dose de humor para tornar a coisa ainda mais alegre.


[Paris Texas] “RökKOut”

Os Paris Texas seguem o seu caminho no cruzamento de fronteiras sónicas com o seu mais recente lançamento, “RökKOut”, uma faixa de alto teor de acidez que deixa encostado o lado punk da dupla e traz para primeiro plano a corrosão sónica dos sintetizadores. Numa altura em que foram anunciados enquanto convidados de Tyler, The Creator para a sua próxima grande digressão, o par encerra em definitivo o bem-sucedido capítulo de MID AIR (2023) com a edição do primeiro novo tema após esse seu terceiro disco.


[Disclosure] “Arachnids”

Depois do LP que editaram no ano passado, Alchemy, os Disclosure já tinham dado a conhecer “She’s Gone, Dance On”, uma malha de cariz disco. Agora regressam em força com mais combustível para as pistas de dança mais orientadas para a cena rave com um banger feito de reminiscências do garage e de batida bem vincada. Cuidado com o local que escolhem para colocar o pé no próximo passo, que estes “Arachnids” ferram a sério.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos