pub

Publicado a: 12/06/2016

7 Dias, 7 Vídeos

Publicado a: 12/06/2016

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

ScHoolboy Q parece decidido a aumentar a parada daquilo que podemos esperar do seu próximo álbum, que está previsto para breve! Curiosamente, o trabalho é editado no mesmo dia que marcará o regresso dos The Avalanches, que também soltaram um novo vídeo que promete não deixar ninguém indiferente.

O Reino Unido é, a par dos Estados Unidos da América, o país que nos oferece mais novidades esta semana, com forte destaque para TrueMendous e Eyez, que captou a atenção da Red Bull Studios para editar uma forte mixtape de grime.

Em 7 Dias, 7 Vídeos, há uma vasta pesquisa pelo mais e o menos óbvio, coleccionando o melhor fruto de cada árvore para o dar a conhecer aos nossos leitores. É um resumo semanal onde o conteúdo nem sempre é mediático, mas tem sempre elevado interesse.

 


 

[SCHOOLBOY Q FEAT. KANYE WEST] “THat Part”

ScHoolboy Q prepara-se para o lançamento do seu quarto álbum pela já prestigiada TDE. O sucessor de Oxymoron tem data de lançamento marcada para dia 8 de Julho e é tido como um dos projectos mais aguardados do rap americano deste ano.

Depois do macabro “Groovy Tony”, “THat Part” chega como sendo o single principal deste novo registo que ScHoolboy Q se prepara para editar e conta com um convidado de peso, Kanye West. O artista da Top Dawg Ent. aposta novamente em visuais fora do comum para o seu vídeo e surge a rimar numa mansão e dentro de um autocarro escolar, a fazer justiça ao seu nome. Kanye, por seu lado, faz-nos uma espécie de visita guiada pela sua casa enquanto debita as suas rimas, meio descontrolado, com aquela energia e entrega que é costume ver nas suas actuações. É ele quem faz o autocarro de ScHoolboy parar abruptamente para que o vídeo termine com a câmera a focar o rapper nascido em Atlanta. “Walkin’ livin’ legend, man I feel like Kobe.” É assim que ele se sente e o trabalho que tem vindo a desenvolver mostra-nos que Kanye é realmente um fora-de-série. Acaba por ser ele a figura de um momento quase apoteótico e ScHoolboy certamente que não se importa de dividir o protagonismo. Já que quase todo o rapper da nova escola vê em Kanye um modelo a seguir e, até agora, o MC da TDE tem dado provas de estar a seguir um bom caminho.

Apesar da data de lançamento já estar marcada, o álbum de Q não tem ainda um titulo definido mas começa a ganhar contornos bastante interessantes com os temas já avançados.

 


 

[CHAZMERE FEAT. SCIENZE] “TEN”
(CHAZMERE, Vibes Don’t Lie)

O rapper de Bronx, Chazmere, mostra-se pronto para traçar o seu próprio trilho dentro do mercado do hip hop. Depois de já ter colaborado com nomes como Talib Kweli – e o seu protegido NIKO IS, que conta com duas participações no álbum – ou Das Racist, Chazmere escolheu o MC de Brooklyn, ScienZe, para o acompanhar neste tema que é o segundo single do seu homónimo álbum de estreia.

O tema fala-nos de dar o máximo. Numa escala de 0 a 10 não há espaço para um 9 ou um 9,5. “You gotta be on ten like all the time.” Empenho traz sucesso e ele acredita que todos somos capazes de alcançar os nossos sonhos e objectivos. Há ainda uma tonalidade interventiva neste tema, na sequência do racismo que ainda se faz sentir em solo americano, muito pelo abuso das forças policiais contra indivíduos de outras raças.

CHAZMERE foi editado no dia 10 e encontra-se disponível no iTunes.

 


https://youtu.be/TxYtw-qqmx4

 

[J. COLE] “Live Beatmaking @ Tour Bus”

Escolhi este vídeo por ser uma amostra daquilo que é o processo criativo de um artista. Nem sempre é preciso dias e dias de estúdio com o melhor material ao nosso dispor. J. Cole publicou no seu canal de YouTube um desses momentos que aconteceu em plena tour dentro do autocarro que o transporta por solo americano. Sem grandes truques, Cole revela um momento em que se sentou ao computador para fazer um beat. E, também, sem medo de revelar os processos, ao contrário daquilo que muitas vezes acontece na industria, em que os artistas tentam ao máximo esconder aqueles que são os segredos por detrás das suas músicas. J. Cole chega mesmo a responder a alguns comentários dos fãs que lhe perguntam pelo software/hardware usado naquele momento. Será que ainda vamos ouvir este instrumental no seu próximo álbum? Seria engraçado.

 


 

[S LOUD] “Lightskin”

Esta escolha leva-nos rapidamente até ao mesmo universo de “CoCo”, de O.T. Genasis, que eu sempre considerei extremamente irritante. No entanto, em “Lightskin” vemos aquilo que, se calhar, faltava ao seu semelhante americano: o flow, a atitude e, principalmente, a voz;

S Loud é um militante do underground britânico com pouca visibilidade. No entanto, este tema ficou-me na cabeça. A voz a combinar com os efeitos hipnotiza-me e faz-me sentir que existe algo de exótico neste tema. Se não soubesse que é Inglês, diria, provavelmente, que este seria um single de um qualquer artista sul-americano em ascensão. Bom produto encontrado novamente num canal de qualidade duvidosa.

 


 

[TRUEMENDOUS] “O.T.Y.L. (Prod. Winchester)”
(O.T.Y.L. (single), self-released)

Se por vezes temos a sensação de que o boom bap está a perder terreno para outros sub-géneros dentro do hip hop, há certos militantes desta cultura que nos vão deixando de boca aberta pela forma como conseguem manter-se fresh dentro de um registo que já teve os seus dias gloriosos. TrueMendous é um desses casos e, ainda por cima, é uma mulher. Não que as mulheres tenham de ser inferiores aos homens, mas no rap é sabido que nem sempre têm muito espaço de antena.

“O.T.Y.L.” deixou-me com a certeza de que esta pode muito bem ser uma MC que vai dar frutos em solo britânico. Boa voz, bom flow e entrega. Deixa-nos um sabor funky em cima de um beat sombrio e merece a atenção de Oliver Whitehouse, que lhe realizou o videoclipe e que é um dos homens mais procurados pelos artistas ingleses quando chega à altura de passar da música para a imagem.

 


 

[EYES FEAT. SNOWY, R.I.O, KAMAKAZE, DUBZY, MEZ, DIALECT & KANNAN] “Mind The Gap Anthem (Prod. Riddla)”
(Mind The Gap, Red Bull Studios)

A Red Bull Studios decidiu desenvolver um projecto de grime com o MC Eyez para demonstrar que o género criado em Londres também se faz sentir noutros pontos de Inglaterra. Deste namoro nasceu Mind The Gap, uma mixtape quente que se foca no talento do rapper de Derby e serve de montra para mais um bom número de MCs que utilizam a sonoridade do grime para expressarem as suas barras.

Neste hino da mixtape, que serve também como faixa introdutória, vemos Eyez alinhar ao lado de outras 7 promessas do grime a representar cidades como Manchester, Leeds ou Leicester. O projecto está disponível no SoundCloud, e, na página da Red Bull, o áudio vem acompanhado de um pequeno perfil para cada um dos artistas para que os possamos conhecer um pouco melhor. Podem dar uma olhadela aqui.

 


 

[THE AVALANCHES FEAT. DANNY BROWN & MF DOOM] “Frankie Sinatra”

Os The Avalanches causaram um grande impacto com o seu álbum de estreia, Since I Left You, que é também o único na carreira do grupo e foi lançado no ano de 2000. Estima-se que esse primeiro registo foi criado com recurso a mais de 3000 samples. O método de trabalho utilizado aliado ao desaparecimento do grupo a nível de edições fez com que Since I Left You se tornasse uma espécie de objecto de culto.

16 anos depois é anunciado o segundo trabalho de estúdio do grupo australiano que viu o seu número de membros emagrecer com o passar dos anos. Wildflower é o nome escolhido e a data de edição coincide com a de ScHoolboy Q, a 8 de Julho. “Frankie Sinatra” é o primeiro single adiantado, a merecer o carimbo da XL Recordings, e conta com participações de peso: Danny Brown e MF Doom dão a voz ao manifesto, apesar de não estarem creditados no titulo ou descrição do sinistro vídeo no YouTube.

O álbum vai contar com 22 temas e há, para já, mais alguns convidados a ter em conta. Toro Y Moi e Father John Misty dizem “presente!”

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos