Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?
7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Charli xcx] “Guess” feat. Billie Eilish
Estão a ter um bom BRAT Summer? Editado ainda em Junho, o novo álbum de Charli xcx tem sido uma das grandes fontes de calor musical para a temporada de Verão de 2024, mas não será nada estranho se a vibe se prolongar até ao próximo Outono ou Inverno. Poucos dias após esse lançamento, o alinhamento do LP ganhou mais três músicas numa nova e reforçada versão, e uma delas é este “Guess”, um tema pop vanguardista e assumidamente descarado pela forma descontraída com que aborda assuntos da intimidade — como o adivinhar da cor de roupas interiores alheias. Billie Eilish, que lançou o seu próprio — e não menos obrigatório — HIT ME HARD AND SOFT, é convidada de luxo neste provocador single.
[Aminé] “360.5”
E não é só o público quem abraça esta trend com toda a sua força. O rapper Aminé também se deixou influenciar pelo vírus BRAT e aproveitou uma estadia em Itália para declarar o seu apreço pelo mais recente trabalho de Charli xcx à vista de todo o mundo. No YouTube, abriu-se uma janela que nos permite ver o artista de Oregon a desfrutar da boa vida numa casa à beira mar e a ensaiar umas rimas em cima do instrumental de “360”, a canção que inaugura o alinhamento do incontornável BRAT.
[Boldy James & The Alchemist] “Ten Pints”
No próximo mês de Outubro, assinalar-se-á o 11º aniversário de My 1st Chemistry Set, o trabalho que deu a conhecer ao mundo Boldy James e logo ao lado de um gigante do beatmaking, The Alchemist, com quem viria a formar uma dupla bastante regular nos anos que se seguiram, cruzando os seus talentos em vários outros projectos ou faixas avulso. Ainda não há fumo branco quanto ao que possa ser o sucessor de Super Tecmo Bo, mas pelo menos o par já deixou a sua marca em 2024 graças a este “Ten Pints”.
[Dead Players] “Gasoline Sazerac”
A caminho da marca redonda dos 10 anos de vida, Freshly Skeletal foi o último álbum editado pelos Dead Players em 2015. O trio que reúne dois dos mais exímios liricistas do rap britânico — Jam Baxter e Dabbla — ao produtor Ghosttown também não revelou planos para um regresso aos discos, mas desde o ano passado que anda a lançar o isco para recuperar o seu público — primeiro com “Cherry Turbo”, depois com “Death by a Thousand Cocktail Sticks”. Para os que ficaram com a sensação de que era apenas fogo de vista, a High Focus fez-nos chegar há dias mais um single de rap sombrio com a assinatura dos Dead Players para deleite daqueles que ainda têm fé na reunião do grupo para mais um trabalho de maiores dimensões.
[ANKHLEJOHN] “GORILLA WARFARE” (prod. The Alchemist)
Continua a ser um dos segredos mais bem guardados do rap independente norte-americano, especialmente por entre as malhas da estética drumless e dos versos descompassados. Com tinta derramada em mais de uma dezena de projectos nos últimos anos, ANKHLEJOHN tem tido altos e baixos ao nível da popularidade, mas o anúncio do seu próximo LP parece que pode ter algum impacto numa possível escalada na pirâmide da fama. Desde logo pela boa forma com que o MC se exibe neste “GORILLA WARFARE”, o avanço inaugural de Pride of a Man, que conta com produção do incontornável The Alchemist. O álbum completo foi primetido para o dia 4 de Setembro e vai reunir contribuições de gente como Inspectah Deck, Fly Anakin, Navy Blue, Domo Genesis, Statik Selektah ou Nicholas Craven.
[Mutant Academy] “Liberation” feat. Quelle Chris
Em plena época de reuniões, os Mutant Academy não desperdiçaram a oportunidade de mostrar a sinergia que ainda se vive no seio do grupo onde militam vozes como as de Fly Anakin, Big Kahuna OG ou Henny L.O., os representantes do colectivo de Richmond, Virginia, neste “Liberation”, que tem a participação especial do sempre bem-vindo Quelle Chris. No ano em que alcançam o 10º aniversário, os Mutant Academy vão celebrar o feito com a edição do seu primeiro longa-duração, Keep Holly Alive, já no mês que vem.
[The LOX] Ao Vivo @ Tiny Desk Concert
Ainda dentro da temática das reuniões: haverá neste momento algum reencontro mais icónico do que aquele que os The LOX protagonizaram no palco do Tiny Desk Concert? Jadakiss, Styles P e Sheek Louch são símbolos de veterania e autoridade na cena hip hop nova-iorquina e, além das suas reputadas carreiras a solo, formam ainda um dos trios mais temíveis do game, que já leva três décadas de história. O seu mediatismo tem-se adensado nos últimos anos, principalmente devido à batalha que realizaram contra os também históricos The Diplomats em 2021 nos idos tempos da pandemia de COVID-19 numa das edições da Verzuz. Apesar de não terem revelado quaisquer planos para um possível sucessor de Living Off Xperience (2020), os três amigos celebram o seu impactante trajecto na música rap com uma actuação de quase 18 minutos para a rubrica Tiny Desk Concert — e com banda!