pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 11/03/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 11/03/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Pink Siifu & Turich Benjy] “lookin..’!! (gorgeous)” feat. WifiGawd & Vayda

Com quase meio ano de vida, IT’S TOO QUIET..’!! não está, de todo, a fazer justiça ao seu título. O disco que uniu Pink Siifu a Turich Benjy saiu em Outubro do ano passado e continua a continua a fazer barulho, tendo sido, neste mesmo mês de Março, destaque numa entrevista para a Passion of the Weiss, onde a dupla surge apontada como estando a “fazer a música do amanhã, hoje.” O hip hop amorfo destes dois criativos tem tudo para não se fazer esvair das nossas mentes e continua a fazer gerar novos conteúdos em vídeo, desta vez com “lookin..’!! (gorgeous)” em destaque, tema produzido por Tony Seltzer e pelo próprio Pink Siifu (enquanto iiey) que conta ainda com as contribuições vocais de WifiGawd e Vayda.


[MIKE & Tony Seltzer] “Underground Kingz”

O nome de Tony Seltzer volta a repetir-se aqui, desta vez devido à parceria que estabeleceu com MIKE e que fez gerar o álbum Pinball na semana passada. O produtor de Brooklyn foi “descoberto” por Wiki, com quem chegou a dividir 14k Figaro em 2023, e é hoje um dos grandes inovadores dentro das batidas que vão tingindo o panorama alternativo do hip hop, tendo já trabalhado com gente desde Princess Nokia e Ski Mas the Slump God a Smokepurpp ou Curren$y. Conforme podemos atestar neste “Underground Kingz”, a sua estética casa na perfeição com o cunho autoral dos raps de MIKE, MC que vem de uma dupla jornada ao vivo no nosso país — vimo-lo actuar em Lisboa e Braga.


[Kamasi Washington] “Prologue”

O hip hop ajudou o jazz a regressar à ribalta, mas não sem que os músicos de jazz ajudassem o hip hop a engrandecer-se primeiro. Kamasi Washington é um dos nomes compreendidos neste ciclo e um daqueles que mais contributos deu à causa, tendo somado créditos em várias obras importantes assinadas por artistas como Kendrick Lamar, Snopp Dogg, Thundercat, Flying Lotus ou Run The Jewels. Dono de uma sólida carreira a solo, editou em 2018 o LP The Choice, que dentro de breve será sucedido por Fearless Movement, dia 3 de Maio, que tem este “Prologue” como mais recente avanço.


[Mk.gee] “Candy (Live)”

Imaginem Jai Paul em 2013, mas com mais guitarra. É próximo deste espectro que habita Mk.gee, artista de Nova Jérsia actualmente sediado em Los Angeles que nos agraciou há um mês com um belo Two Star & The Dream Police. Numa cama onde indie rock e lo-fi se aconchegam mutuamente enquanto dormem, Mk.gee sonha e executa uma música que vive da experimentação com cores e camadas. “Candy” é a favorita por estas bandas e, no YouTube, viu nascer uma versão ao vivo interpretada no banco de um autocarro.


[Sleep Sinatra & HaNN_11] “BARBARIC”

Por esta altura, já devem ter referenciado o nome de Sleep Sinatra enquanto um dos maiores talentos a despontar no underground da cena rap. O MC do Nebrasca tem até trabalho datado da década passada, mas é sobretudo nos últimos anos que tem estado a formar um certo culto em torno dos muitos lançamentos que tem protagonizado. São perto de duas dezenas deles desde 2020, sendo que o seu mais recente capítulo discográfico é CIDVICIOUS, um curta-duração onde conta com beats cedidos por HaNN_11 e de onde surge este psicadélico “BARBARIC”.


[Chalk] Ao Vivo @ Conservatoire de Rennes

Todas as sexta-feiras são propícias a cruzarmo-nos com um novo artista ou grupo pela primeira vez. Foi assim no início mês, que logo no dia 1 viu nascer Conditions II, um novo EP dos Chalk que, para quem vos escreve, serviu de cartão de visita para esta banda oriunda de Belfast, Irlanda. No final do ano transacto, o trio que funde rock e electrónica, composto por Ross Cullen, Ben Goddard e Luke Niblock, delineou uma pequena actuação em torno de alguns dos temas que compõem os primeiros dois volumes de Conditions, que teve lugar no Conservatoire de Rennes e que foi recentemente recuperada pela norte-americana KEXP.


[Resident Advisor] What Makes Something Jungle?

Em Janeiro, uma pergunta no concurso University Challenge voltou a reacender o debate em torno do jungle, muitas vezes confundido com o drum & bass, género musical ao qual deu origem pouco tempo após o seu aparecimento no início dos anos 90. Hoje em dia, a estética voltou a estar presente mesmo nas camadas mais pop da cultura, influenciado directamente um alargado leque de artistas da nova geração, desde PinkPantheress e Nia Archives a Shygirl ou venbee. A altura não podia, por isso, ser mais do que pertinente para um novo pequeno documentário da Resident Advisor a explicar o que está no código genético do jungle.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos