pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/06/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/06/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Juice WRLD & Cordae] “Doomsday”

Juice WRLD conquistou uns quantos accolades, mas não chegou a ter a oportunidade de inscrever o seu nome numa das Freshman Classes da XXL, como Cordae fez em 2019. Mas isso não o impediu de mostrar o seu apreço para com o formato de freestyle e fazer a coisa à sua maneira, admitindo no final desta peça que queria fazer uma paródia em torno dos vídeos que a publicação norte-americana edita anualmente com MCs emergentes. Em “Doomsday”, o malogrado artista de Chicago prova a todos que tinha estaleca para integrar a mesma turma de caloiros no ano em que Cordae fez parte, com a dupla a protagonizar um momento de pura sinergia com rimas aguçadas sobre uma batida clássica reminiscente da era das mixtapes, quando o skill era a única arma para a sobrevivência no game.

O tratamento visual não podia ter sido melhor entregue a Cole Bennett, que consegue ainda este “Doomsday” para o seu Lyrical Lemonade Album, disco de estreia por parte do talentoso realizador que foi anunciado há uma semana com uma curta-metragem e está previsto para aterrar ainda este ano. Mesmo na ausência de Juice WRLD, o videógrafo conseguiu trazer o seu rosto de novo até aos nossos ecrãs através de técnicas de manipulação de imagem executadas de forma exímia, com as faces dos dois rappers a surgir, à vez, estampadas no mesmo corpo.


[Paris Texas] “Everybody’s Safe Until…”

Todos estamos a safo até dar merda da grossa — ou até os Paris Texas voltarem a causar a algazarra geral com um novo single. Louie Pastel e Felix hipnotizam-nos com versos debitados sob uma cadência morfológica que funde rap com punk e que facilmente faz o Sol cobrir-se de nuvens, relembrado-nos de que a ideia de uma vida perfeita só existe nas nossas cabeças e que o amanhã não está sempre garantido. Dia 21 de Julho, Paris Texas vão protagonizar esta e outras manobras perigosas em MID AIR, o tão aguardado primeiro álbum da dupla que, em 2021, lançou os EPs BOY ANONYMOUS e Red Hand Akimbo.


[Yussef Dayes] “Rust” feat. Tom Misch

Black Classical Music seria uma linda forma de passarmos a chamar o que se entende por jazz. A proposta é de Yussef Dayes, que usa o termo para intitular o seu longa-duração de estreia enquanto bandleader. O trabalho que contém 19 composições do baterista inglês é editado a 8 de Setembro e começou por ser desvendado em Abril com “Black Classical Music” (com Venna e Charlie Stacey) e tem agora este “Rust” como sucessor, faixa que leva Dayes a formar uma nova dupla com Tom Misch, eles que em 2020 rubricaram What Kinda Music.


[Little Simz] “Gorilla”

Na selva do hip hop, todo o cuidado é pouco quando nos deparamos de frente com uma “Gorilla”. Little Simz bate com os punhos no peito antes de os arremessar ao chão, causando tremores de terra numa nova peça visual extraída de NO THANK YOU, o combativo projecto com que nos brindou no final do ano passado. Além de toda a força que a música em si já carrega, o videoclipe destaca-se pela originalidade proveniente do imaginário sempre certeiro de Dave Meyers — antes de colaborar com Simbi, o realizador californiano esculpiu peças memoráveis para Kendrick Lamar, SZA ou Drake.


[Tai Verdes] “Sandman”

Tai Verdes consegue ir do mais mainstream ao mais cru em termos de sonoridades. Influenciado quer pelo rap como pela estética pop-rock, o prolífico artista de Los Angeles conta já com vários êxitos debaixo da asa e soma muitas centenas de milhões de reproduções espalhadas pelos seus diferentes temas. Com o mais recente álbum, HDTV, a caminho de comemorar o primeiro ano de vida, em Setembro, o cantautor veste a pele de “Sandman” e atirar-se a uma canção r&b com alto teor de psicadelismo e melancolia.


[Stormzy] “Toxic Trait” feat. Fredo

Dave produz e Freso assiste. Stormzy está de volta com a primeira música nova pós-This Is What I Mean, servida com um vídeo dirigido por Femi Ladi, cujo nome já vimos em créditos de peças de Ezra Collective ou Pa Salieu. Sem papas na língua, o rapper londrino fala-nos de alguns comportamentos tóxicos que fazem parte do seu dia-a-dia à boleia de um beat de drill, enquanto atira à cara de Greta Thunberg o quão massiva é a sua pegada ecológica.


[Caroline Polachek] “Welcome To My island” Ao Vivo @ Glastonbury’23

A edição deste ano do Glastonbury decorreu ao longo da última semana e os vídeos com alguns dos melhores momentos em cima dos palcos já começaram a inundar a internet. Esta é uma boa altura para percebermos o potencial musical das próximas semanas em Portugal, já que muitos dos nomes que constaram no cartaz do festival inglês estão também escalados para apresentações em território luso. Lil Nas X, Lizzo, Yaya Bey, Black Country, New Road, Ezra Collective, Jacob Collier ou Rina Sawayama passam pelo nosso país muito em breve, tal como Caroline Polachek, autora da performance aqui destacada, ela que vai levar o seu electro-pop delirante até ao Meco no âmbito de mais um Super Bock Super Rock. Desiiiiireeeeee!

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos