pub

Fotografia: Diogo Noversa
Publicado a: 01/05/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Diogo Noversa
Publicado a: 01/05/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Ivandro] “Chakras” feat. Julinho KSD

Ana Moura foi a grande vencedora na última gala dos PLAY – Prémios Da Música Portuguesa, tendo regressado a casa com três estatuetas na bagagem. Ivandro “só” venceu em duas das categorias, mas parece estar já de olho nas nomeações para a cerimónia do próximo ano. Poucas horas depois do final do evento, o artista de Rio de Mouro convocou o “vizinho” Julinho KSD para o primeiro single que regista em 2023, “Chakras”, que tem um dos refrões mais orelhudos que já escutámos este ano. D’ay, Syd -V-, FRANKIEONTHEGUITAR, Dodas Spencer e King Kuex formam a equipa que esteve atrás da produção do tema que está a galgar terreno a olhos vistos nas plataformas digitais.


[Skrillex] “Rumble” feat. Fred again.. & Flowdan

Não estava nos nossos planos virmos a ter motivos para celebrar música nova assinada por Skrillex, mas o regresso do produtor americano aos lançamentos foi auspicioso ao ponto de nos vermos obrigados a nos levantarmos para o aplaudir de pé. Sonny John Moore parece ter-se despedido da fórmula que o levou a conquistar um lugar de destaque na camada mais mainstream da música electrónica de dança ao longo da década passada e o seu som soa mais cerebral do que nunca. Além disso, aparenta ainda um sentido mais apurado no que toca à escolha dos convidados que traz consigo nesta nova aventura, que em Fevereiro deste ano resultou na edição de dois novos LPs, os seus primeiros desde Recess (2014). Dos alinhamentos de Quest for Fire e Don’t Get Too Close, uma das faixas em maior evidência é “Rumble”, uma ode ao grime esculpida com as ajudas de Fred again.. e Flowdan e que está agora disponível também no formato de vídeo.


[Arca] “Яitual”

O “Ritual” passa a “Яitual” e Arca dá uma nova forma a um dos temas compilados em Kick (2022). A curta malha sonora, que agora exibe pouco mais de um minuto de duração, foi dada a conhecer em conjunto com um vídeo realizado por Albert Moya e que tem tanto de sinistro como de sedutor. Há sangue, poses ousadas e peças de vestuário pouco convencionais em mais uma investida audiovisual por parte de Alejandra Ghersi, que dedicou este seu novo trabalho àqueles que têm sido colocados na margem pelas respectivas sociedades.


[Rico Nasty] “Turn It Up”

Rico Nasty voltou a assaltar o baú de produções dos 100 gecs para chegar ao resultado final do seu novo single. Com Las Ruinas prestes a completar o primeiro aniversário, a artista de Maryland parece estar bem encaminhada para dar sucessão a esse LP de 2022 e “Turn It Up” é já a segunda nova canção que edita desde então, depois de “Beat My Face“. Num beat que tem tanto de minimal como de explosivo, Taco Bella continua a dar provas de ser uma MC de alta voltagem capaz de provocar alguns choques aos ouvintes mais casuais.


[nobigdyl.] “LIGHTER FLUID”

Foi “PRESIDENT” há um mês atrás quando descobrimos a sua música e o destacámos nesta mesma rubrica. Dylan Phillips é uma voz que tem despontado no circuito do rap cristão e o seu nome tem sido várias vezes associado aos trabalhos de Lecrae, Jon Keith, Andy Mineo, Social Club Misfits ou Zaytoven, tudo gente com quem tem vindo a colaborar nos últimos anos. Depois de uma breve passagem pela Capitol Records, nobigdyl. está agora focado em engrandecer o seu estatuto enquanto artista independente, tendo prometido aos seus seguidores no Instagram que 2023 será o ano em que vai libertar muita música nova e estabelecer-se em nome próprio. Haja “LIGHTER FLUID” para que esta chama se mantenha a carburar.


[kezia] “fresh air”

Por entre toda a incerteza que a pandemia teve a responsabilidade de instalar, as canções de kezia foram um porto-seguro que, em 2021, culminaram no curta-duração claire. A cantora e instrumentista manteve-nos às escuras desde então, mas voltou há um mês com este “fresh air”, balada indie rock que casa na perfeição com as frequências que já tinha disparado em “megan fox“, a sua criação mais sonante até à data. Na semana que passou, a faixa surgiu no YouTube, desta vez acompanhada por um vídeo realizado por Cedric Crisologo que capta o lado mais lonely/sad girl da autora e interprete.


[DJ Muggs, Meyhem Lauren & Madlib] “OD Wilson”

Champanhe ao pequeno almoço? É essa a bebida dos campeões — e de uma equipa composta por DJ Muggs, Meyhem Lauren e Madlib não se espera menos do que a vitória dentro de qualquer campo. Neste caso, o trio joga as suas cartas em Champagne For Breakfast, um álbum pensado a três cabeças e executado a seis mãos, juntando um dos rappers mais dotados que surgiram no presente milénio a dois dos produtores que ajudaram a definir o rumo do hip hop ao longo da sua golden age e que hoje são verdadeiras lendas vivas e em actividade. “OD Wilson”, 11ª faixa do alinhamento desse disco editado em Abril pela Soul Assassins, chegou ao formato de videoclipe a meio da semana transacta.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos