pub

Publicado a: 01/04/2016

7 Dias, 7 Vídeos

Publicado a: 01/04/2016

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

A rubrica de vídeos semanal voltou e, com ela, chegam as novidades mais frescas do campo dos audiovisuais do hip hop e seus derivados.

As escolhas da semana que passou recaem praticamente todas para a América. Num dos casos – o de Mishlawi – é até um americano a residir no nosso país.

Big K.R.I.T. arrasa um “Rythm Rolette”, BJ the Chicago Kid e Domo Genesis têm álbuns novos e, também, novos vídeos a rodar pelo YouTube. Há ainda um sneak peak num novo tema de J Dilla e um tema-sonho de Beshken. Do lado do Reino Unido, destaque para a crew de grime 67 que foi até ao spot de Tim Westwood gravar um freestyle.

Em 7 Dias, 7 Vídeos, há uma vasta pesquisa pelo mais e o menos óbvio, coleccionando o melhor fruto de cada árvore para o dar a conhecer aos nossos leitores. É um resumo semanal onde o conteúdo nem sempre é mediático mas tem sempre elevado interesse.

 


 

[BIG K.R.I.T.] “Rythm Roulette”

O talentoso produtor e MC do Mississipi foi o último protagonista da série “Rhythm Roulette” da Mass Appeal. Às cegas, escolheu três rodelas de vinil numa loja e calharam-lhe Linda Clifford, Seatrain e Culture Club enquanto fontes de samples para um instrumental exclusivo para a rubrica. Big K.R.I.T. elevou a parada e fez questão de retirar elementos de todos os LPs para o seu instrumental. Aquilo que à partida poderia ter parecido difícil revelou-se acessível para K.R.I.T., que, não se contentando apenas com o beat, decidiu também escrever-lhe umas barras para a ocasião, transformados num hook bastante catchy e um primeiro verso que anda dá para se ouvir durante o vídeo.

 


 

[MISHLAWI] “Always on My Mind”

Tarik Mishlawi tem nacionalidade americana mas é no nosso país que se encontra a viver há quase uma década. Por cá, já tinha sido referenciado numa destas rubricas com o primeiro single da sua próxima mixtape, sendo este “Always on My Mind” o segundo tema revelado desse mesmo projecto. O seu som aponta para uma nova escola que funde o rap com as tendências da nova geração de artistas r’n’b em tornar a coisa cada vez mais electrónica e pujante.

A temática do amor volta neste novo single e é algo que o rapper/cantor pretende para o conteúdo da sua mixtape de estreia, como revela ao Rimas e Batidas: “é um tema que fez grande parte da minha vida neste último ano.” Quanto a datas e participações no microfone, Mishlawi não tem ainda nada como garantido mas revela pistas sobre a identidade geográfica do seu som: “neste momento a maioria dos beats do projecto vêm ou de amigos meus que são produtores americanos ou americanos encontrados na net.”

 


 

[DOMO GENESIS FEAT. ANDERSON .PAAK] “Dapper”

Domo Genesis estreou esta semana mais um projecto com o selo da Odd Future e, agora, também da Sony. “Dapper” é o primeiro tema a merecer registo visual do alinhamento de Genesis e conta com a participação de um dos jovens do momento, Anderson .Paak. Neste single o rapper do colectivo OFWGKTA foge a todos os seus registos anteriores – tanto a solo como enquanto membro dos MellowHigh – e regressa com uma malha cheia de groove que o aponta para os novos trilhos da pop. Caminhos esses ainda recentes para o MC mas que, mesmo assim, não deixam de permitir uma elevada taxa de sucesso, com 300 mil views no YouTube em menos de uma semana.

Genesis foi anunciado a semana passada e pode ser ouvido na integra aqui.

 


 

[BJ THE CHICAGO KID FEAT. KENDRICK LAMAR] “The New Cupid”

O tema que BJ the Chicago Kid divulgou no Dia de São Valentim, juntamente com Kendrick Lamar, estreou-se esta semana em vídeo. O single faz parte de In My Mind, o disco que assinala a estreia do rapper/cantor pela prestigiada Motown, e é uma valente (des)balada soul com todos os ingredientes que poderíamos esperar desta dupla.

Em “The New Cupid”, BJ e Kendrick dão-nos uma visão daquilo que acreditam ser o estado actual do Cupido. Desempregado, a virar copo atrás de copo num qualquer bar e a fumar umas ganzas. Deixando, assim, o ser humano entregue a si próprio no que toca ao amor. Não esperem milagres. Como se diz por ai: cada um colhe o que semeia.

 


 

[J DILLA FEAT. NAS] “The Sickness (prod. Madlib)”

J Dilla descansa em paz mas a sua música é intemporal. The Diary será o sucessor de Dillatronic, em mais um álbum póstumo do produtor/rapper de Detroit. Espera-se que este seja o melhor dos trabalhos lançados em nome de Dilla após a sua morte, que, inicialmente, esteve para ser editado em 2002 pela MCA, ainda antes de Dilla Dawg ter deixado este mundo. Em The Diary vamos poder ouvi-lo a rimar – como já tinha acontecido, por exemplo em Champion Sound – em cima de produções suas, assim como em beats de outros produtores convidados.

“The Sickness” foi o tema que juntou a voz do falecido produtor e MC à do nova-iorquino Nas, que colocou o público em euforia após oferecer uma pré-escuta do tema no Live At The BBQ da sua Mass Appeal. Nesta faixa é Madlib quem fica encarregue da produção, sendo que existem vários outros nomes que possivelmente assinarão mais alguns dos instrumentais, tais como Hi-Tek, Pete Rock ou Nottz. Nas rimas, além de Nas, fala-se, também, em Snoop Dogg, Bilal ou Frank n Dank.

 


 

[BESHKEN FEAT. GUS DAPPERTON] “Faceless”

Ben Shirken – aka Benshken – é um produtor que divide a sua vida por entre Los Angeles e Nova Iorque. O seu SoundCloud é um local de paragem obrigatória para quem procura sonoridades diferentes. Bastante influenciado pelo hip hop, podemos notar nele uma veia mais dreamy que aponta para um universo alternativo da música pop. É, também, de sonhos que é feito este novo tema que conta com Gus Dapperton enquanto protagonista, tanto na voz como no vídeo. O produtor explicou à Noisey que “o vídeo representa aquela pessoa do secundário que tu sempre gostaste mas que nunca tiveste a coragem para abordar. No fim do vídeo, será que a rapariga principal se mantém elusiva, ou o sonho de Gus falar com ela se concretiza? Será o vídeo inteiro um sonho?” De facto, os sonhos são um mundo de ideias subjectivas às crenças e interpretações de cada um. E este é um daqueles em que não queremos acordar.

 


https://youtu.be/IE6bhscHHbQ

 

[67] “Freestyle @ Tim Westwood”

Nunca tinha ouvido falar destes rapazes e pouco ou nada encontro sobre eles, sem ser algumas faixas soltas que circulam pela internet. O veterano Tim Westwood não se costuma enganar quanto à qualidade dos convidados que pretende para as suas rubricas e os três membros do colectivo 67 – L.D., Dimzy e ASAP – incendeiam os respectivos microfones com rimas que, mesmo que decoradas, não deixam o ouvinte indiferente. É mais um upload de qualidade no canal de YouTube de Westwood, que conta já com freestyles exclusivos de artistas que vão desde Skepta a Eminem.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos