pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 10/04/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 10/04/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.

[Conway the Machine] “Quarters” & “Brucifix” feat. Westside Gunn

Depois do assalto à Europa (testemunhámos aqui a sua vinda a Lisboa), Conway the Machine voltou a casa com muitos mais quarters na carteira e um arquivo visual bastante mais recheado. Antes de se fazer a estrada pelos Estados Unidos da América, entre Maio e Junho, o rapper aproveitou algumas dessas imagens — em especial aquelas captadas durante a sua passagem por Paris — para ilustrar um par de novos singles que, ao que tudo aponta, irão pertencer ao alinhamento do seu próximo Won’t He Do It, cuja edição está a ser apontada para esta Primavera. “Quarters” e “Brucifix” recaem sobre produções de Khrysis e Daringer, respectivamente, com o segundo a contar ainda com mais uma participação do seu brother in arms Westside Gunn.


[HWY 308 & Finn] “8 Block”

E se as inéditas rimas e Conway não vos causaram danos nos tímpanos, vale a pena recuarmos um ano para recuperar os combativos versos de HWY 308 que ficaram estampados em “8 Block”. Praticamente desconhecido dentro do meio, o rapper mostra ter credenciais em muito semelhantes às que são exibidas pela turma da Griselda Records e surge como um nome promissor dentro do panorama do rap de rua, conforme podemos comprovar em Ducking Indictments, o EP do qual este tema foi extraído e que surge de uma colaboração com o produtor Finn.


[Che Lingo] “PRIVATE DINNERS” feat. Jordan Mackampa

A fusão entre hip hop e soul continua a dar frutos em Inglaterra e tem Che Lingo enquanto um dos seus mais recentes discípulos. O seu álbum de estreia, The Worst Generation, saiu em 2020 e abriu-lhe uma data de portas, ao fazer com que a sua música chegasse às bandas sonoras de vários videojogos e séries — do FIFA e NBA2K a Jujutsu Kaisen ou Top Boy. “PRIVATE DINNERS” é uma das dez faixas que integram o seu sucessor, Coming Up For Air, que nos chegou no final da semana passada, apetrechado com featurings de Jordan Mackampa ou Kojey Radical.


[Blasph & Sam The Kid] achar VLUDO em mina de ouro

achar VLUDO em mina de ouro é o mesmo que dizer que Blasph e Sam The Kid concederam uma entrevista a dissecar a parceria que estabeleceram em DEDOS FINOS, o primeiro trabalho enquanto dupla. A fintar os métodos de promoção mais convencionais, o par desafiou Bruno Martins (ex-colaborador do Rimas e Batidas e actualmente radialista para a Antena 3) para mediar uma conversa que vai até à origem do cruzamento entre estes dois emblemáticos artistas da praça nacional do hip hop, que se deu há mais de uma década e gerou resultados pontuais como “Acena” ou “Ondulação“. Atrás das câmeras esteve Sebastião Santana, um dos fotógrafos que mais contribuem para o lado visual da nossa publicação e também o responsável pelos videoclipes para “VÍRGULAS E TÚNEIS” e “PATRIMÓNIO“.


[venbee] “gutter”

A ascensão de artistas de música através de plataformas sociais é cada vez mais comum nos dias de hoje e venbee é um dos nomes mais recentes a envergar por essa via. Quis o TikTok que canções como “messy in heaven” e “low down” ecoassem pelos speakers de smartphones um pouco por todo o mundo e a inglesa soube agarrar a oportunidade, assinando um contrato com a Sony Music Entertainment que a vai ajudar a estrear-se nos discos. “gutter” antecede a chegada da sua primeira mixtape, que está nos planos para sair ainda no decorrer deste ano, e foi agora alvo de um lyric video, quase um mês após o lançamento original e cujo videoclipe nos escapou por entre os dedos.


[Cisco Swank] “All The Same”

Na lista de “coisas que não apanhámos durante 2022” está Some Things Take Time, um meditativo projecto assinado por Cisco Swank e Luke Titus que é simultaneamente uma homenagem quer à cultura hip hop quer ao jazz de contornos mais livres. Com 2023 quase a meio, o cantor, produtor e multi-instrumentista de Brooklyn, Nova Iorque, decidiu dar-nos o primeiro presente musical do ano com este “All The Same”, um solarengo indie rock de combustão lenta com influências vindas dos espectros da soul e do r&b.


[BabyTron] “A2Z” & “Euphoria 2”

Brincar com o alfabeto num tema rap não é coisa nova — de repente, saltam-nos à memória “Efectos Vocales” ou “Alphabetical Slaughter” como exemplos — mas provavelmente nunca é algo que nunca terá sido colocado em prática como o nível de goofyness a que BabyTron nos tem habituado. “A2Z” é a faixa que resulta desse mesmo exercício e está agora em destaque num videoclipe que termina ao som de “Euphoria 2” e fazendo assim a ponte entre os dois discos que já lançou em 2023, Bin Reaper 3: New Testament (destacado por Leonardo Pereira na edição de estreia do seu Burburinho) e Out On Bond.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos