pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/01/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/01/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Ed Sheeran] “F64”

Nunca é fácil lembrar alguém que já partiu através de uma canção. Depois do luto, Ed Sheeran abriu o coração para falar de um grande amigo que foi, também, peça importante na sua meteórica ascensão até ao estrelato. Jamal Edwards foi o criador da SBTV, um canal no YouTube que foi pioneiro na partilha de conteúdos exclusivos ligados à musica — desde videoclipes a momentos captados ao vivo, freestyles ou entrevistas. Quase um ano após o seu precoce desaparecimento, é-nos recuperada uma das primeiras rubricas de sempre do canal, F64, que teve o cantautor inglês a dar o novo pontapé de saída num dos seus tons mais emotivos de sempre.


[Masego] “You Never Visit Me”

Masego morre de amores pelo Brasil, mas poucos são aqueles que o visitam quando se encontra alojado no país do samba. É dessa distância que o músico e cantor fala no seu mais recente single, “You Never Visit Me”, que serve de antecipação a uma digressão nos EUA com o mesmo nome e que o vai manter ocupado entre os dias 13 de Março e 28 de Abril. Um par de dias antes do videoclipe ter saído, o autor de Studying Abroad fez um directo no YouTube e convocou os seus ouvintes a juntarem-se a uma “aula de português“, na qual demonstrou alguma da sua sabedoria em torno da nossa língua.


[Apollo Brown] “Flowers Die”

Filmado em Tucson, Arizona, o acompanhamento visual para “Flowers Die” foi conduzido por Dalton Voss e mistura vários pedaços de animação em stop motion. Como seria de esperar, há muita flora a ilustrar aquele que é um novo single extraído de This Must Be The Place, o álbum a solo de instrumentais que o veterano produtor de Detroit entregou à Mello Music Group em Julho de 2022, coroando um trajecto que em muito tem ajudado a enriquecer o catálogo da editora, feito de discos que o levaram a formar parcerias com Planet Asia, Che’Noir ou Stalley.


[Passport Rav] “Broken Glass”

Ao contrário do que acontece no exemplo anterior, a técnica stop motion impera ao longo dos quase dois minutos de duração desta peça assinada pela Future Industry. E que bem fica este conjunto de trabalhos manuais a servir de rosto a “Broken Glass”, um tema de profunda honestidade, com as rimas de Passport Rav a cristalizarem-se sobre uma batida de Megala Don. Editado em Setembro do ano passado, WINDOWS foi o álbum que uniu o MC de Nova Jérsia ao beatmaker de Detroit.


[Andrew Broder] “These Seas” feat. serpentwithfeet & KAZU

Andrew Border tem conseguido placements curiosos para os seus intrumentais, conquistando lugares em discos de gente como Armand Hammer, Open Mike Eagle ou Dua Saleh. Em 2020 aliou-se à Lex Records e conseguiu Denzel Curry entre o lote de convidados para o seu primeiro tema pela editora britânica, “BLOODRUSH“, entretanto confirmado como sendo parte de The Show Original Soundtrack, o álbum que edita no dia 2 de Fevereiro. Os avanços seguintes só surgiram em 2022 — um deles, “SLEEPING CAR PORTERS“, teve Moor Mother a contracenar com billy woods — e este “These Seas” — uma espécie de vénia a “Sweet Dreams (Are Made of This)”, dos Eurythmics — é o mais recente a juntar-se à lista.


[Sparkz] “Overload”

Sparkz produz e interpreta aquela que é a sua primeira faixa lançada sob a alçada da High Focus Records. Figura de destaque na cena de Manchester, chega agora a uma das mais prestigiadas editoras independentes do Reino Unido, depois de longos anos a colaborar com projectos e artistas que vão dos The Mouse Outfit e Ashley Henry a Pitch 92 ou Verb T. Sintam-se avisados com este “Overload”, já que a label fundada por Fliptrix aponta para Sparkz como estando preparado para deixar marcas a solo no decorrer de 2023.


[T-Rex] “UUUUHH”

Além de um dos mais brilhantes artistas da sua geração, T-Rex deu provas de ser, também, um dos mais fortes na arte de lidar com a pressão — porque quem resiste a ter um banger destes arquivado por tanto tempo só pode ser imune à ansiedade. “UUUUHH” é a canção de abertura de Cor D’Água, o tão aguardado álbum de estreia que saiu na passada sexta-feira e que não está a deixar ninguém indiferente, prova da qualidade e consistência das 20 músicas nele contidas. Com um par de concertos em nome próprio à vista, soubemos hoje que vai estar no meio dos grandes “tubarões” norte-americanos na grande celebração hip hop que é o Rolling Loud.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos