pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/02/2022

A agitação cultural no seu melhor.

Morreu Jamal Edwards, um dos mais importantes arquivistas digitais do rap britânico

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/02/2022

Tinha apenas 31 anos quando, no passado domingo, dia 20 de Fevereiro, foi confirmada a morte por “doença súbita” de Jamal Edwards, o homem que criou um abrigo para o hip hop inglês na era digital através do seu canal SB.TV.

2005 e 2006 terá sido certamente o período mais importante na vida do então jovem de Luton. Se, por um lado tínhamos o YouTube a dar os primeiros passos e a meter jovens e graúdos a exportar conteúdo audiovisual original para o mundo inteiro, para Edwards havia ainda um incentivo extra para arriscar e abraçar novos desafios, já que a sua mãe, Brenda Edwards, ganharia destaque na edição de 2005 do The X Factor, ao ponto de se tornado numa apresentadora para a BBC.

Foi neste ambiente intelectualmente fértil que, ainda durante os tempos de escola, Jamal se começou a filmar a si e aos amigos a fazer rap e a descarregar os vídeos para a hoje gigante do streaming. Depois de se ambientar à plataforma, foi no final de 2006 que decidiu criar a SB.TV — em que a sigla SB representa as iniciais do seu nome de MC, SmokeyBarz — e tornar-se ainda mais abrangente, dedicando-se à caça de talentos um pouco por todo o Reino Unido. Jamal acabaria por se desprender do papel de artista e focar-se-ia apenas nas suas qualidades enquanto empreendedor e criador de conteúdos para dar seguimento a uma jornada conotada, acima de tudo, pela consistência.

Para a comunidade artística do seu país, o canal inaugurado por Jamal não podia também ter surgido na altura certa, já que foi mesmo a tempo de se ter tornado numa das maiores difusoras de sempre do grime. Skepta, Dizzee Rascal, Dave, Wiley, Stormzy, AJ Tracey, JME, J Hus… foram tantos que nem dão para enumerar todos. E se acrescentarmos todos aqueles que saltam desse registo mas que Jamal teve o ouvido necessário para os incluir também na sua plataforma, a lista fica ainda bem mais interessante se tivermos em conta que Ed Sheeran e Jessie J foram nomes que explodiram para o mundo inteiro graças àquele cantinho da Internet. E ainda podemos ir além fronteiras: Logic, Nicki Minaj, YG, Tyler, The Creator, Ariana Grande, Stromae… E, mais do que o som em si, a SB.TV sempre procurou também dar a conhecer as diferentes tribos musicais ao seu público através de entrevistas e documentários, sendo que aqui entram peças como Grime: It’s Bigger Than London ou a série Drillin, ambas fundamentais para a compreensão do ecossistema urbano britânico.

Hoje, a SB.TV regista quase 820 milhões de reproduções dos vídeos do seu catálogo e junta 1,23 milhões de subscritores no mundo inteiro e o seu percurso terá certamente servido de inspiração para outros que se seguiram a adoptar este mesmo modelo, de disponibilizar gratuitamente conteúdos que cruzam música e imagem num canal para o YouTube, como o Boiler Room, a COLORS ou a GRM Daily.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos