pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/08/2022

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/08/2022

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Kenny Beats] “LOUIE 003”

Já estamos todos em modo de detective. Kenny Beats limpou os perfis das suas redes sociais e está agora a virar todas as suas atenções para um novo projecto, LOUIE. Ainda é cedo para afirmar com toda a certeza sobre do que se trata, afinal, esse LOUIE, estando agora a Internet encarregue de fazer tecer as suas primeiras teorias. Aquela que nos parece mais plausível será a ideia de que o super-produtor está finalmente a postos para se estrear com um álbum em nome próprio e, nesse caso, as três peças de LOUIE já reveladas serão amostras de alguns dos temas que por lá vamos encontrar. As batidas, como seria de esperar, estão no ponto, e neste terceiro avanço o que mais salta à vista é a contribuição vocal de Pink Siifu. Depois de ter ajudado Vince Staples em RAMONA PARK BROKE MY HEART, no passado mês de Abril, Kenny Beats não parece estar a dormir.


[GROUP] “GROUP THUNK”

O esquema é simples e bastante casual. Sempre que lhes apetece, Lee Scott e Jehst metem as individualidades de lado e vestem a máscara que os distingue enquanto GROUP, causando o caos pelas catacumbas do hip hop do Reino Unido. O par estreou-se neste formato na recta final de 2020 e voltou na passada sexta-feira com o episódio 2, que tinha sido antecipado duas semanas antes através de uma colaboração inédita e transatlântica com Quelle Chris, em “TARAF“. Do mesmo EP salta este “GROUP THUNK”, o segundo videoclipe de sempre dos GROUP.


[Kenny Mason] “Get An Idea”

Quem também lançou um novo curta-duração foi Kenny Mason. No entanto, o rapper de Atlanta atravessa um momento completamente diferente do dos dois ingleses: virou as atenções só para si mesmo com o disco de apresentação Angelic Hoodrat e, desde então, tem visto o seu talento ser bastante requisitado, seja através da encomenda de uma canção para o videojogo League of Legends ou da troca de versos com gente como IDK, J. Cole, GRIP ou, mais recentemente, J.I.D.. PUP PACK EP chega, por isso, numa altura em que o jovem artista se encontra em estado de graça, como forma de aproveitar ao máximo toda a exposição de que goza no presente. Em “Get An Idea”, Mason foca-se nos rudimentos do hip hop e desabafa por cima de uma batida de contornos mais clássicos.


[TOBE NWIGWE] “BIG CAP” feat. FAT

Não sabemos se já repararam, mas o canal YouTube de TOBE NWIGWE está cada vez mais recheado de talento. EARTHGANG, 2 Chainz, Chamillionaire, The Roots ou até mesmo Pharrell Williams. São muitos os nomes que têm sido convocados pelo rapper texano, ele que até tem observado bem de perto (e, quem sabe, ajudado) o diamante em bruto que é a sua mulher, FAT, ela que, tal como os seus filhos, sempre foi um rosto presente nos vídeos do marido, mas está agora a agarrar uma posição de maior destaque naquilo que é o outcome criativo da família. Depois de ter assistido TOBE em “FYE EYE” ou “ROUND HERE (PART TWO)“, é a sua voz que mais brilha em “BIG CAP”.


[Jean Dawson] “THREE HEADS*”

Pixel Bath completa dois anos de vida a 23 de Outubro e a sua sucessão acontece alguns dias antes. É no dia 7 de Outubro que Jean Dawson lança o seu segundo CHAOS NOW*, partindo para uma digressão pelos EUA pouco depois. O artista californiano surge voraz como sempre em “THREE HEADS*”, aquele que é, para já, o primeiro tema confirmado para o alinhamento desse projecto, embora os títulos de “MENTHOL*” e “PORN ACTING*” apontem para produtos dessa mesma fornada.


[070 Shake] “Cocoon”

A electrónica de dança está cada vez mais presente na música pop, e quando 070 Shake traz o seu argumento para cima da mesa, já sabemos que vai ser, no mínimo, diferente do que os demais estão a fazer. “Cocoon” é uma massagem auditiva com recurso às frequências mais graves e, também, o novo videoclipe da saga You Can’t Kill Me, o muito aguardado segundo álbum da artista da G.O.O.D. Music, que viu a luz do dia em Junho deste ano.


[Pete & Bas] “Shuffle”

Foi com algum espanto que recebemos a notícia de que Pete & Bas estão confirmados na edição deste ano do Iminente. O par de amigos septuagenários já conquistou um lugar cativo na cena rap britânica, com o tom humorístico das suas letras e vídeos a terem como principal aliado a regularidade nos lançamentos. Mesmo na reforma, Peter Bowditch e Basil Bellgrave não acusam falta de mobilidade e estão mais que aptos a apresentar as suas criações fora de portas. No estúdio, também não há tempo para sestas, com o duo a conseguir replicar bem o drill de influências latinas que Knucks ajudou a trazer ao mundo.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos